Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça a série de benefícios de uma caminhada de 20 minutos
SAÚDE

Conheça a série de benefícios de uma caminhada de 20 minutos

Da Redação com Melhor com Saúde
VIA

esporte atividade física caminhadaTodos conhecem os benefícios da praticar esportes todos os dias, de exercitar o corpo com alguma atividade para melhorar a saúde e cuidar do peso. No entanto, nem sempre temos tempo, seja por causa do trabalho ou pelas obrigações diárias.

Mas, e se disséssemos que com somente uma caminhada de 20 minutos por dia podemos obter uma infinidade de benefícios? Na verdade, incluir em nossa rotina este saudável exercício, proporcionará uma autêntica qualidade de vida, explicaremos o porquê neste artigo.

Os benefícios de uma caminhada de somente 20 minutos
Ideal pela manhã ou à tarde, naquelas horas onde o sol não está muito forte e é agradável sair para a rua. Uma caminhada diária de 20 minutos é uma coisa muito fácil de fazer, seja sozinho ou na companhia de outra pessoa.

É verdade que podemos cuidar tão efetivamente de nossa saúde caminhando durante menos de meia hora? A Universidade de Illinois (Estados Unidos) fez um estudo interessante em 2013, que foi posteriormente publicado na revista “Neuroscience”. A seguir, mostraremos todas as descobertas feitas por estes pesquisadores:

Foto: Ridofranz/Thinkstock/Getty Images1. Melhoras cognitivas

  • Realizar uma caminhada diária de 20 minutos melhora as funções cognitivas. O cérebro fica oxigenado e relaxa, obtém novos estímulos, recebe um maior aporte sanguíneo e favorece a sintetização de endorfinas (os hormônios do bem estar).
  • Se o exercício for constante e diário, funções básicas como a atenção, a memória e o processamento da informação melhorarão notavelmente.
  • Saiba que, em certos momentos, caímos em uma rígida rotina na qual a monotonia afeta nosso rendimento e motivação. Algo tão simples como sair para caminhar nos põe em contato com a natureza ou com a cidade, ativa nosso coração e nosso cérebro. Poucas coisas são tão gratificantes.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

2. Um bom tratamento para a depressão

  • As pessoas que atravessam períodos de tristeza ou depressão tendem a preferir ambientes com baixa estimulação: pouca luz, pouco som e contato social. Algo tão simples como sair para caminhar pode melhorar o ânimo e o contato da pessoa com o mundo.
  • Andar, respirar profundamente e pôr nosso coração para funcionar em um ritmo equilibrado atua como relaxante para o cérebro. É precisamente neste estado de bem-estar que nossos pensamentos começam a se relacionar. Vemos as coisas de outra maneira, de um modo menos negativo e onde os problemas já não parecem tão graves como eram antes.
  • Se adquirirmos o saudável costume de caminhar diariamente por 20 minutos, não somente estaremos cuidando de nossa saúde, mas também estaremos nos enchendo de emoções positivas capazes de combater a depressão.

Divulgação
Divulgação

3. Um simples modo de cuidar do coração

  • Uma caminhada diária de 20 minutos é a aliada perfeita para cuidar da saúde cardiovascular. Aumenta a força de nosso coração e sua capacidade para bombear o sangue.
  • As artérias se tornam mais elásticas e podem se dilatar muito melhor para permitir a circulação sanguínea.
  • Você sabia que com esta simples caminhada diária combatemos a hipertensão arterial? É verdade, e não importa a idade: o quanto antes você pôr isto em prática, poderá prevenir muitas dessas doenças, que em certos casos, são hereditárias.
  • Também previne a aparição da diabetes, já que melhora nosso metabolismo e o nível de açúcar no sangue.

caminhar4. Mais benefícios

  • Você sabia que uma caminhada diária de 20 minutos fortalece o sistema ósseo? Não precisa realizar grandes esforços nem se esgotar. Algo tão simples como sair para caminhar todos os dias pode prevenir a osteoporose.
  • Andar favorece também o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. A caminhada ajuda a limpar o organismo e a melhorar as funções digestivas.
  • Andar regularmente fortalece as pernas. As mulheres são precisamente as que mais sofrem com problemas de circulação, de varizes, de desgaste no joelho. Algo tão simples quanto uma caminhada melhorará e endurecerá os músculos e os ossos das pernas, prevenindo muitos destes problemas.

Nunca é tarde para começar. Não importa se não estiver acostumado a fazer nenhum exercício: uma simples caminhada diária sempre é fácil de cumprir. Basta achar o momento, 20 minutos para se desconectar de tudo e relaxar.

Use um bom calçado que mantenha seus pés firmes, coloque uma roupa confortável e leve uma garrafinha de água para se hidratar. Comece sempre com um ritmo pausado, para depois acelerar um pouco, mas sem chegar a correr. Trata-se simplesmente de andar em um passo rápido durante 15 minutos, para finalizar com outros 5 de um modo mais relaxado.

O ideal seria fazer uns 2 quilômetros diários. Se pouco a pouco você for aderindo a este hábito estará cuidando de sua saúde de uma forma tanto gratificante quanto simples. Vamos começar hoje mesmo?

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas