Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Espante a preguiça, confira 5 alimentos para ficar mais produtivo
DICAS ESPECIAIS

Espante a preguiça, confira 5 alimentos para ficar mais produtivo

Da Redação com Revista Viva Saúde
VIA

forma física atividadeManter uma rotina de atividade física nem sempre é uma tarefa fácil de cumprir, mas os dias de treino podem ficar mais produtivos com uma alimentação equilibrada e rica em alimentos energéticos. “Uma refeição adequada é capaz de conseguir as reservas de energia necessárias para que a atividade física não se torne um fardo”, garante Talitta Maciel, nutricionista e coach do Espaço reeducação Alimentar.

Quem nunca sentiu preguiça e cansaço na hora de começar o treino? A falta de disposição pode estar ligada diretamente a rotina alimentar. Há alimentos que sabotam o treino e outros que dão um up grade na disposição. “Por isso, é preciso entender, aprender a escolher o que se come de forma inteligente, evitando, por exemplo, alimentos com má digestão,  ricos em gordura e com açúcar em excesso”, ressalta Talitta.

Antes de começar a se exercitar a dica é apostar nos carboidratos com absorção lenta, que prolongam a disposição durante o exercício e aumentam o desempenho. A nutricionista selecionou cinco alimentos energéticos, que ajudam a dar aquele gás nos treino.

chá verdeChá Verde – bebida de baixa caloria e com cafeína, que acelera o metabolismo e aumenta o uso da gordura como fonte de energia.

Banana – queridinha dos corredores, essa fruta é composta por 24% de carboidratos e 74% de água, ou seja, é uma fonte pura de energia. Fácil de comer, deliciosa e nutritiva, a banana pode ser acompanhada por cereais e vitaminas – e ainda dá para levá-la para onde você quiser. É também um reforço extra de potássio.

Pães e massas integrais – são digeridos mais lentamente e fornecem energia durante todo o treino. Para todos os tipos de treinos, seja aeróbico, seja de força (musculação), o importante é escolher alimentos que sejam fontes de .

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Açaí – quando consumido junto com granola e banana, aumenta ainda mais a sua capacidade de fornecer energia. Todos podem consumi-lo, mas é mais indicado para aqueles que praticam alguma atividade física, intensa ou não.

Ponto forte – seu alto teor de gordura insaturada fornece energia e, de quebra, ainda promovem uma importante redução de níveis de colesterol total e do colesterol LDL, considerado ruim para a saúde.

Ovo – São ricos em nutrientes como tiamina, riboflavina, folato, vitaminas B6 e B12, essenciais para a produção de energia. Como não causa picos de açúcar ou insulina no sangue, faz com que se torne uma fonte de energia mais estável. O ponto forte é:  trazer energia para os músculos. Um estudo publicado pelo jornal NutritionToday, feito com base em 25 outras pesquisas, sugere que sua proteína contribui para a formação dos músculos, dá saciedade e energia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas