grão de bicoO grão de bico faz parte do grupo das leguminosas, assim como os feijões, lentilha e ervilha. Possui maior digestibilidade e disponibilidade de ferro que os alimentos do mesmo grupo.

Essa leguminosa também controla o açúcar no sangue, pois seu carboidrato é de baixo índice glicêmico, ou seja, entra de forma lenta na corrente sanguínea, sendo assim uma ótima opção para diabéticos.

Possui grande teor de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, redução de colesterol, e ainda promovem saciedade, colaborando com a redução do peso.

Dentre as leguminosas, o grão de bico possui maior teor de proteínas e sua fácil digestibilidade, garante uma melhor utilização de seus aminoácidos essenciais. Dentre esses aminoácidos, destaca-se o triptofano, precursor da serotonina, que proporciona bem estar, bom humor, redução de depressão, regulação do sono e melhora da TPM.

A leguminosa ainda é fonte dos minerais cálcio, fosforo, potássio e magnésio. As vitaminas presentes são riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A.

Salada de grão de bico

receita grao de bico1 xícara de grão de bico cozido (deixar de molho 12 horas, cozinhar por 20 minutos na pressão)
¼ xícara de azeitona preta
2 tomates picados
1 cenoura cozida picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de vinagre
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto
Misturar tudo em uma travessa, levar para geladeira por 30 minutos.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.