Agora MT Destaques Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos
SUPERLOTAÇÃO

Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos

Por Wlly Garcês
VIA

Atendimento em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Atendimento em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Com a drástica redução no número de médicos lotados na agência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondonópolis, os atendimentos referentes a perícia médica se acumularam. Acontece que além da baixa na agência local, em cidades vizinhas esse tipo de atendimento foi extinguido, sendo todos redirecionados para cá.

Atualmente o município conta com apenas três médicos, antes eram sete, além dos profissionais que existiam na região. Uns pediram exoneração e outros se aposentaram. Todas as cidades da região Sul, além de cidades de outros estados, como Sonora-MS e Santa Rita do Araguaia-GO, dependem da agência de Rondonópolis.

Por isso, o Pedido de Prorrogação (PP), Pedido de Reconsideração (PR) e Pedido Inicial (PI) estão acumulados, sendo que alguns casos, o atendimento foi agendado apenas para novembro deste ano.

Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

De acordo com o gerente geral do INSS em Rondonópolis, Emerson Martins Neves, a agência atende diariamente em torno de 300 pessoas, destas, cerca de 30 são para perícia médica. Entretanto, a demanda de perícia é de 70 pacientes ao dia.

“Esta agência já teve muitos profissionais da saúde, mas hoje o cenário é completamente diferente e a demanda é bem maior”, comentou.

O local também atende pedidos de reabilitação profissional de dez cidades do norte do Estado, como Tangará da Serra e Sinop.

A empresária Fernanda Soares da Silva conta que enfrentou esta dificuldade com funcionário. De início, o pedido havia sido agendado para o fim do ano, ou o rapaz deveria procurar o atendimento na Capital.

“O Governo só aumenta os impostos e não dá o devido atendimento para quem precisa. Quem está atrás desse recurso é que realmente precisa e não pode esperar”, contou ela.

Devido a urgência, o trabalhador foi reagendado para o fim deste mês.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa da Superintendência Regional Centro Oeste-Norte do INSS, admitiu em nota que o efetivo existente em Rondonópolis não é o suficiente para a demanda da cidade e região.

Em contraponto, segundo o órgão, existe um processo seletivo em andamento para a contratação de nove médicos temporários em todo o Mato Grosso para a realização de Perícias Médicas.

Confira na íntegra a nota:

Em atenção à solicitação do Agora MT, esta Assessoria esclarece:

A Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis possui três médicos peritos fixos. No entanto, esse efetivo não comporta toda a demanda local e as oriundas de outras localidades.

Para contornar o problema, o INSS tem realizado convocações periódicas, com a apoio de peritos médicos de outras unidades do INSS no Estado.

Além disso, foram abertas inscrições para contratação de nove médicos temporários para realização de Perícias Médicas, com o objetivo de melhorar o atendimento no Estado de Mato Grosso, até que sejam realizados novos concursos públicos. O INSS está procedendo a formalização desses contratos, para, em seguida, iniciar o treinamento desses profissionais.

Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis é uma das contempladas neste processo. Também foram destinadas vagas para unidades do INSS na Região, tais como Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde, o que pode melhorar a migração da demanda. Também foram contempladas as cidades de Cáceres, Colniza, Juara, Juína e Tangará da Serra.

O INSS agradece a oportunidade de divulgação dessas iniciativas, de forma que os segurados tenham conhecimento das providências que estão sendo adotadas em todo o Estado do Mato Grosso.

Relacionadas

Edital da Secel viabiliza projetos de incentivo à leitura em MT

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a população mato-grossense ganha com projetos que fortalecem o hábito...

MT-249 | Servidoras de prefeitura morrem após batida entre carreta e caminhonete

Quatro pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta e uma caminhonete na MT-249, na manhã desta quarta-feira (17), em Nova Mutum-MT. Conforme informações,...

Após duplo homicídio, mãe e filho são flagrados comprando bebidas em conveniência

Imagens de câmeras de segurança mostram mãe e filho, principais suspeitos de matar duas pessoas e deixar outra ferida, comprando bebidas em uma conveniência...

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

“Molha mais dentro do que fora”, desabafa moradora após posto de saúde do Jardim Primavera ficar tomado por água durante chuva

Uma moradora que não quis se identificar entrou em contato com a equipe do AGORAMT para denunciar a situação da Estratégia Saúde da Família...

Motorista fica preso às ferragens após bater caminhão-baú na traseira de carreta na BR-364

O motorista de um caminhão-baú ficou preso às ferragens após atingiu a traseira de uma carreta na BR-364 nesta segunda-feira (22), em Pedra Preta-MT....

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Por vingança, homem ataca família com barra de ferro e acaba detido por populares

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) após ser detido e agredido por populares,  na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Jardim Europa,...

Jovem de 18 anos é executado a facadas e enterrado após fazer gesto associado a facção em MT

Um jovem identificado como Willian Brito Freire, 18 anos, foi executado com golpes de faca e teve o corpo enterrado, em Tangará da Serra-MT....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas