Atendimento em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Atendimento em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Com a drástica redução no número de médicos lotados na agência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondonópolis, os atendimentos referentes a perícia médica se acumularam. Acontece que além da baixa na agência local, em cidades vizinhas esse tipo de atendimento foi extinguido, sendo todos redirecionados para cá.

Atualmente o município conta com apenas três médicos, antes eram sete, além dos profissionais que existiam na região. Uns pediram exoneração e outros se aposentaram. Todas as cidades da região Sul, além de cidades de outros estados, como Sonora-MS e Santa Rita do Araguaia-GO, dependem da agência de Rondonópolis.

Por isso, o Pedido de Prorrogação (PP), Pedido de Reconsideração (PR) e Pedido Inicial (PI) estão acumulados, sendo que alguns casos, o atendimento foi agendado apenas para novembro deste ano.

Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

De acordo com o gerente geral do INSS em Rondonópolis, Emerson Martins Neves, a agência atende diariamente em torno de 300 pessoas, destas, cerca de 30 são para perícia médica. Entretanto, a demanda de perícia é de 70 pacientes ao dia.

Leia também:  CRAS realizará atividades em comemoração ao Dia do Idoso

“Esta agência já teve muitos profissionais da saúde, mas hoje o cenário é completamente diferente e a demanda é bem maior”, comentou.

O local também atende pedidos de reabilitação profissional de dez cidades do norte do Estado, como Tangará da Serra e Sinop.

A empresária Fernanda Soares da Silva conta que enfrentou esta dificuldade com funcionário. De início, o pedido havia sido agendado para o fim do ano, ou o rapaz deveria procurar o atendimento na Capital.

“O Governo só aumenta os impostos e não dá o devido atendimento para quem precisa. Quem está atrás desse recurso é que realmente precisa e não pode esperar”, contou ela.

Devido a urgência, o trabalhador foi reagendado para o fim deste mês.

Leia também:  Secretário nega documento que informa suspensão de voos por falta de combustível e segurança

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa da Superintendência Regional Centro Oeste-Norte do INSS, admitiu em nota que o efetivo existente em Rondonópolis não é o suficiente para a demanda da cidade e região.

Em contraponto, segundo o órgão, existe um processo seletivo em andamento para a contratação de nove médicos temporários em todo o Mato Grosso para a realização de Perícias Médicas.

Confira na íntegra a nota:

Em atenção à solicitação do Agora MT, esta Assessoria esclarece:

A Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis possui três médicos peritos fixos. No entanto, esse efetivo não comporta toda a demanda local e as oriundas de outras localidades.

Para contornar o problema, o INSS tem realizado convocações periódicas, com a apoio de peritos médicos de outras unidades do INSS no Estado.

Além disso, foram abertas inscrições para contratação de nove médicos temporários para realização de Perícias Médicas, com o objetivo de melhorar o atendimento no Estado de Mato Grosso, até que sejam realizados novos concursos públicos. O INSS está procedendo a formalização desses contratos, para, em seguida, iniciar o treinamento desses profissionais.

Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis é uma das contempladas neste processo. Também foram destinadas vagas para unidades do INSS na Região, tais como Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde, o que pode melhorar a migração da demanda. Também foram contempladas as cidades de Cáceres, Colniza, Juara, Juína e Tangará da Serra.

O INSS agradece a oportunidade de divulgação dessas iniciativas, de forma que os segurados tenham conhecimento das providências que estão sendo adotadas em todo o Estado do Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.