Mais
    Agora MT Destaques Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos
    SUPERLOTAÇÃO

    Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos

    FONTE
    VIA

    Atendimento em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
    Atendimento em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

    Com a drástica redução no número de médicos lotados na agência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondonópolis, os atendimentos referentes a perícia médica se acumularam. Acontece que além da baixa na agência local, em cidades vizinhas esse tipo de atendimento foi extinguido, sendo todos redirecionados para cá.

    Atualmente o município conta com apenas três médicos, antes eram sete, além dos profissionais que existiam na região. Uns pediram exoneração e outros se aposentaram. Todas as cidades da região Sul, além de cidades de outros estados, como Sonora-MS e Santa Rita do Araguaia-GO, dependem da agência de Rondonópolis.

    Por isso, o Pedido de Prorrogação (PP), Pedido de Reconsideração (PR) e Pedido Inicial (PI) estão acumulados, sendo que alguns casos, o atendimento foi agendado apenas para novembro deste ano.

    Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
    Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

    De acordo com o gerente geral do INSS em Rondonópolis, Emerson Martins Neves, a agência atende diariamente em torno de 300 pessoas, destas, cerca de 30 são para perícia médica. Entretanto, a demanda de perícia é de 70 pacientes ao dia.

    “Esta agência já teve muitos profissionais da saúde, mas hoje o cenário é completamente diferente e a demanda é bem maior”, comentou.

    O local também atende pedidos de reabilitação profissional de dez cidades do norte do Estado, como Tangará da Serra e Sinop.

    A empresária Fernanda Soares da Silva conta que enfrentou esta dificuldade com funcionário. De início, o pedido havia sido agendado para o fim do ano, ou o rapaz deveria procurar o atendimento na Capital.

    “O Governo só aumenta os impostos e não dá o devido atendimento para quem precisa. Quem está atrás desse recurso é que realmente precisa e não pode esperar”, contou ela.

    Devido a urgência, o trabalhador foi reagendado para o fim deste mês.

    OUTRO LADO

    A assessoria de imprensa da Superintendência Regional Centro Oeste-Norte do INSS, admitiu em nota que o efetivo existente em Rondonópolis não é o suficiente para a demanda da cidade e região.

    Em contraponto, segundo o órgão, existe um processo seletivo em andamento para a contratação de nove médicos temporários em todo o Mato Grosso para a realização de Perícias Médicas.

    Confira na íntegra a nota:

    Em atenção à solicitação do Agora MT, esta Assessoria esclarece:

    A Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis possui três médicos peritos fixos. No entanto, esse efetivo não comporta toda a demanda local e as oriundas de outras localidades.

    Para contornar o problema, o INSS tem realizado convocações periódicas, com a apoio de peritos médicos de outras unidades do INSS no Estado.

    Além disso, foram abertas inscrições para contratação de nove médicos temporários para realização de Perícias Médicas, com o objetivo de melhorar o atendimento no Estado de Mato Grosso, até que sejam realizados novos concursos públicos. O INSS está procedendo a formalização desses contratos, para, em seguida, iniciar o treinamento desses profissionais.

    Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis é uma das contempladas neste processo. Também foram destinadas vagas para unidades do INSS na Região, tais como Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde, o que pode melhorar a migração da demanda. Também foram contempladas as cidades de Cáceres, Colniza, Juara, Juína e Tangará da Serra.

    O INSS agradece a oportunidade de divulgação dessas iniciativas, de forma que os segurados tenham conhecimento das providências que estão sendo adotadas em todo o Estado do Mato Grosso.

    Relacionadas

    Governo investe mais de R$ 50 milhões em município de MT

    O Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 50,8 milhões no município de Sapezal (MT) em obras e ações em diversas áreas, como...

    PM apreende arma e munições durante abordagem em veículo

    A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo e munições durante abordagem em um veículo no início da madrugada desta sexta-feira (13), no...

    Operação cumpre mandados contra suspeitos de tráfico de drogas

    Investigadores da Delegacia Especializada de Roubos em Furto (DERF) com apoio da Delegacia de Homicídios e Delitos Gerais cumpriram cinco mandados de busca e...

    Organização criminosa que usava postos de combustíveis para o tráfico é alvo de operação

    A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (16), nos municípios de Cuiabá-MT, Várzea Grande (MT), Mirassol D `Oeste (MT), Poconé (MT) e Pontes e...

    Ciosp registra quase três mil denúncias anônimas no primeiro quadrimestre de 2022

    De janeiro a abril de 2022, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), recebeu...

    Sessão tem retorno de Dr. Manoel e Nenzão assumindo cadeira pelos próximos 120 dias

    Afastado das atividades parlamentares desde o dia 27 de abril, o vereador Dr. Manoel (SD) retornou à Câmara de Vereadores na Sessão Ordinária desta...

    Casal é preso suspeito de usar residência como ponto de prostituição e comércio de uso de drogas

    A Polícia Civil por intermédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), prendeu um casal e fechou um estabelecimento com indícios de funcionar...

    Polícia Militar prende suspeito de tráfico de droga e apreende produtos ilícitos

    Um indivíduo foi preso suspeito de realizar o crime de tráfico de droga na noite desta terça-feira (17), no bairro Jardim Califónia, em Tangará...

    Cmei é inaugurado e deve atender 432 crianças na região Salmen

    O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antônio Vanier de Oliveira, foi oficialmente inaugurado na manhã desta sexta-feira (13), na Vila Salmen, em Rondonópolis...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas