Mato Grosso completa no dia 9 de maio 267 anos – contados a partir da instituição da Capitania de Mato Grosso, em 1748. Para comemorar este aniversário, neste sábado (09), o Governo do Estado vai oferecer diversas atividades no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá. A programação começa cedo, às 8h, e se estende até as 22h30 com muito esporte, dança, música, arte de rua, teatro e literatura. No local também será montada uma praça de alimentação e a maratona de atividades deve agradar a todos os gostos e idades.

Das 8h30 às 16h serão realizadas atividades ligadas ao esporte e lazer, começando com a inauguração dos novos trechos de ciclismo e canoagem em Cuiabá e Várzea Grande. O pedal está previsto para começar às 8h, a partir da Arena, e a canoagem, às 9h, saindo da Passagem da Conceição, em Várzea Grande, até o bairro do Porto.

Quem preferir pode continuar no entorno da Arena e aproveitar para jogar futebol, basquete, vôlei, frescobol ou então partir para algo mais radical, como rapel e mergulho. A programação inclui também atividades de lazer, entre elas festival de pipa, flashmob e playground. A partir das 16h começam as intervenções artísticas, com teatro, arte circense e feira literária.

Leia também:  Em 2017, Mato Grosso registrou quase 44 mil focos de incêndio

Como não poderia faltar em uma festa de aniversário de Mato Grosso, o público poderá assistir a apresentações da cultura regional, com destaque para os Mascarados de Poconé, os Catireiros do Araguaia e muito siriri e cururu. Tem ainda show com a banda Vanguart e, para fechar a noite, um baile de rasqueado. Ao todo, nove atrações vão subir ao palco entre 16h e 21h30.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Carvalho, antecipou que a programação variada, com diferentes linguagens, manifestações culturais e artistas, será uma mostra do que vai acontecer a partir de 2016. Na noite de sábado (09), em meio às apresentações, o governo, por meio da Secel, lançará o Festival da Identidade Mato Grosso (Fimato).

Leia também:  Oportunidade | Mais de 60 vagas de estágio abre em Sapezal

O projeto consiste em comemorar os próximos aniversários de Mato Grosso com um festival, que irá acontecer nas cidades polo do estado. O objetivo, explica o secretário, é apresentar Mato Grosso aos mato-grossenses, ou seja, interiorizar as ações e oportunizar a troca de cultura entre as regiões do estado. Além de difundir a cultura regional, o Festival vai aproximar o artista do público e formar novas plateias.

Programação
Atividades esportivas – das 8h30 às 16h:
Inauguração da Ciclo Faixa da Arena Pantanal à Passagem da Conceição
Canoagem: Passagem da Conceição ao Porto
Mergulho
Rapel
Freestyle
Apresentação de lutas
Jogos de salão
Futebol de golzinho
Recreação
Basquete 3×3
Espaço interativo de atividade física e saúde
Festival de pipa
Flashmob
Badminton
Apresentação de cheerleaders
Voleibol de rua
Mini atletismo
Frescobol
Frisbee
Arena tour
Playground

Leia também:  Intolerância | Três dos seis assassinatos de travestis em MT são por homofobia

Intervenções – das 16h às 20h:
Escola de Circo Leite de Pedras
Grupo Tibanaré
Penélope e Xô Dito – Grupo Pessoal do Ânima
Grafitti Babu Seteoito
Feira Literária

Apresentações/palco – a partir das 16h:
16h – Rueiros e Criativos – Hip Hop
16h30 – Siriri e Cururu – Coração Franciscano
17h – Almerinda, o Grande Truque – André D´Luca
17h30 – Mascarados de Poconé
18h – Comadre Pitú e Totó Bodega
18h30 – Catireiros do Araguaia
19h – Flor Ribeirinha
19h15 – Lançamento do Festival da Identidade de Mato Grosso – Fimato
19h30 – Espetáculo Mato Grosso em Cena – Participação do ator e cantor Edmilson Maciel e bailarinos da Cia de Dança Ballet de MT
20h30 – Vanguart
21h30 – Bailão do Rasqueado com Guapo

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.