Foto: reprodução
Foto: reprodução

Gente, não tem como, é universal, mãe vem em primeiro lugar! A frase acima não deveria ser nenhum palavrão, pois o que há de ofensa nisso? Por incrível que pareça: tudoooo…

Sim, ofender a mãe, é como ofender a nós mesmos, ficamos extremamente nervosos e irritados quando alguém nos chama assim. Mas isso não é por acaso! Vamos contextualizar…

Logo após o nascimento, o primeiro contato do bebê é com a mãe, e desde o primeiro momento há uma complexa atividade entre eles. Como um ser ainda tão pequeno, desde o primeiro instante de vida pode ser dotado de uma complexa rede de sentimentos e experiências intersubjetivas tão importantes à sua formação psíquica? Essa complexidade é desenvolvida por meio da relação entre a mãe e o bebê.

A comunicação entre mãe e filho pode ser verbal, não-verbal, corporal e de suas intrínsecas afinidades no ato da amamentação. Essa comunicação, pode ser verbal, quando a mãe fala com ele, e ele emite um som de resposta, ou quando chora, geme, balbucia etc. A comunicação não verbal ocorre no âmbito dos olhares, gestos e ações. Já a comunicação corporal é uma extensão da linguagem não verbal, que pode ocorrer no momento em que a mãe toma o bebê nos braços, amamenta, e tem contato direto de seu corpo com o bebê. Seu aconchego e calor corporal juntamente com o carinho e um ambiente amoroso acalmam o bebê.

É de extrema importância, que logo nos primeiros dias de nascido o bebê seja acolhido com muito carinho. Essa interação transmitirá segurança e muitos benefícios emocionais, que serão refletidas em todas as fases da vida.

Após uma vida sendo protegido e amado por sua mãe, com certeza, você não aceitaria que ofendessem alguém tão importante para sua sobrevivência e desenvolvimento! Ainda mais, quando há tanto amor envolvido…Então aproveite bem o Dia Das Mães, é uma excelente oportunidade para agradecer tanta dedicação e amor!

* Tema sugerido pela leitora: Renata Portes, Professora, reside em Uberlândia – MG.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.