Agora MT Notícias Flamengo atropela Bauru e vence 1° jogo da decisão do NBB
BASQUETE

Flamengo atropela Bauru e vence 1° jogo da decisão do NBB

Da redação com Uol Esporte
VIA

A HSBC Arena esteve longe da lotação máxima – o ginásio comporta 18 mil espectadores, mas recebeu apenas 4.033 pagantes. Ainda assim, conseguiu contagiar o Flamengo nesta terça-feira (26), no primeiro jogo da decisão do NBB. Com jogadores que se multiplicaram em quadra, como Marquinhos e Olivinha, o time carioca atropelou o Paschoalotto/Bauru, venceu por 91 a 69 e largou na frente na briga pelo quarto título na liga.

As participações de Marquinhos e Olivinha, aliás, foram bons exemplos do efeito torcida. Mais do que técnica ou físico, houve uma diferença anímica entre os dois times nesta terça-feira. Desde o início, os cariocas vibravam e disputavam cada bola.

“Foi um jogo atípico. É difícil em uma final de campeonato uma vantagem tão grande”, opinou o ala Marquinhos. “Realmente, nossa equipe fez um grande trabalho. A pontuação foi bastante dividida, e isso é mérito coletivo”, completou Olivinha.

“Não foi a defesa do Flamengo. Foi erro nosso”, justificou Alex, ala do Bauru. “Eles aproveitaram a fragilidade nossa. A gente não estava bem na defesa e acabou individualizando muito no ataque. O que eles tiveram de bom foi aproveitamento, mas isso foi erro da nossa defesa também”, completou.

O segundo jogo da decisão do NBB será realizado no próximo sábado (30), às 10h (de Brasília), em Marília (SP). Se for necessário, o terceiro duelo da série também será realizado na cidade do interior paulista (às 10h do dia 6 de junho).

Fases do jogo: O Flamengo teve mais volume desde o início, mas foi o aproveitamento que chamou atenção no primeiro quarto. O time carioca escolheu melhor as jogadas chamadas no ataque, e o Bauru praticamente não teve chance de arremessar sem ser contestado. Os mandantes encerraram a parcial vencendo por 28 a 18.

Esse panorama persistiu nos quartos seguintes. O Bauru não conseguia usar os chutes de fora, sua principal arma, e o Flamengo era muito mais eficiente ao marcar no garrafão. O time carioca venceu o segundo período por 19 a 10 e foi para o intervalo com quase dez pontos de vantagem (47 a 28).

Num jogo em que o Bauru não conseguia arremessar de fora, chamou atenção a distribuição do Flamengo nesse fundamento. Seis jogadores da equipe rubro-negra acertaram cestas de três no primeiro tempo (Marcelinho Machado, Marquinhos, Laprovittola, Benite e até os pivôs Hermann e Olivinha).

A vantagem construída pelo Flamengo no primeiro tempo transformou o jogo na etapa seguinte. O Bauru tentou acelerar demais suas posses de bola, e os donos da casa mantiveram o ritmo. Com isso, acabaram ampliando a vantagem e tiveram tempo de preservar alguns de seus principais titulares – Marquinhos e Olivinha, por exemplo.

“A gente não entrou com a mesma intensidade física, e depois ficou correndo na subida. Eles tiveram uma reposição muito boa, e a gente não teve esse rendimento. Foram apenas quatro pontos vindos do banco. Acho que ainda tivemos calma e que faltou qualidade”, opinou Guerrinha, técnico de Bauru.

O melhor: Marquinhos. Esqueça a contagem de pontos ou a linha estatística. A participação de Marquinhos no ataque do Flamengo é maior do que números – energia, movimentação, decisões corretas e precisão nos momentos mais relevantes, por exemplo.

No fim, o cestinha do jogo foi o armador Ricardo Fischer, de Bauru, com 20 pontos (ele também distribuiu oito assistências e coletou quatro rebotes). Marquinhos anotou 15, com sete assistências e cinco rebotes, e dividiu com Laprovittola a segunda posição entre os principais anotadores do Flamengo – o líder nesse quesito na equipe rubro-negra foi Benite, com 16.

Chave do jogo: O chute de longa distância. Time que mais arremessa de três pontos na atual edição do NBB, o Bauru chegou à decisão com média de 29,18 tiros de fora por partida (11,25 acertos). Contra o Flamengo, a média despencou no primeiro tempo (dois acertos em 11 tentativas). Isso foi fundamental para o time da casa consolidar sua vantagem.

Para lembrar:

Hino a capela. Mas que hino? Antes de jogos da seleção brasileira de futebol, virou uma espécie de tradição nos últimos anos a torcida continuar cantando quando o sistema de som interrompe a execução do hino nacional. A cena aconteceu também na HSBC Arena nesta terça-feira, mas com uma diferença importante: o hino que o público cantou foi o do Flamengo.

Inimigo número 1. Nenhum atleta do Bauru foi mais vaiado do que Alex Garcia. O camisa 10 foi o único a receber apupos na apresentação e no anúncio dos titulares, por exemplo, e também foi pressionado pela torcida nos primeiros toques na bola. Contratado pelo Bauru em 2014, o ala da seleção brasileira defendia anteriormente o Brasília, time que divide com o Flamengo a condição de maior campeão do NBB (três títulos cada).

Importados. A parceria do NBB com a NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) teve uma série de repercussões no jogo desta terça-feira. As cheerleaders que animaram intervalos na HSBC Arena eram o grupo do Orlando Magic, e até Gorilla, mascote do Phoenix Suns, participou da festa.

Na tela. A grade da TV fechada teve grande peso na definição do horário da partida desta terça-feira, que começou às 21h30 (horário de Brasília). Contudo, o confronto entre Flamengo e Bauru foi relegado ao Sportv 2, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Renatinho e Byra Bello. O canal principal do parceiro de transmissão do NBB preferiu mostrar no horário a decisão da Conferência Leste da NBA, entre Cleveland Cavaliers e Atlanta Hawks, com Roby Porto, Jorge de Sá e Rodrigo Alves.

Relacionadas

Governador anuncia nova fábrica para reeducandas confeccionarem uniformes ao Estado

O governador Mauro Mendes anunciou a construção de uma nova fábrica para confecção de uniformes na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em...

Mulher é presa após furto em loja; homem com extensa ficha criminal está foragido

Uma mulher de 26 anos foi presa pela equipe de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) da Polícia Militar (PM), após um furto...

Moraes manda PF aprofundar investigações sobre suposta fraude em vacinação de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal aprofundar as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes...

Governo de MT abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação e negociarem dívidas com desconto e parcelamento

O Governo de Mato Grosso abriu, nesta segunda-feira (22), prazo para empresas em recuperação judicial ou que tiveram a falência decretada possam aderir ao...

Polícia Civil apura conduta racista de torcedor contra árbitro em partida no estádio do Dutrinha

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Torcedor, instaurou nesta segunda-feira (22), procedimento investigatório para apurar a prática de crime de racismo durante...

Foragido por roubos e furtos é preso pela Polícia Civil em Tangará da Serra

Um criminoso com diversas passagens por roubos e furtos foi capturado pela Polícia Civil, no final da tarde de terça-feira (23), em ação realizada...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Novo Código Civil deve propor herança de redes sociais e milhas aéreas

O texto do Novo Código Civil, em discussão no Senado, deve propor um conjunto de regras para regular os bens digitais a morte. O...

Motociclista fica ferido ao tentar passar em ‘corredor’ de veículos

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo três veículos, na noite deste sábado (20), no cruzamento da avenida Bandeirantes com...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas