Agora MT Esportes Atletismo Mundial de Revezamento do Brasil confirma vaga nos Jogos do Rio
ATLETISMO

Mundial de Revezamento do Brasil confirma vaga nos Jogos do Rio

Da redação com Globo Esporte
VIA

A equipe masculina do 4x100m confirmou sua vaga nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na noite deste sábado, Bruno de Barros, Vitor Hugo dos Santos, Aldemir da Silva e Jorge Vides chegaram à final do Mundial de Revezamento de Nassau, nas Bahamas, e terminaram na quarta colocação, com o tempo de 38s63. A medalha de ouro ficou com os EUA (37s38), que desbancaram a Jamaica de Usain Bolt (37s68). O terceiro lugar foi dos japoneses (38s20), que completaram o pódio.

– Fizemos uma boa prova, com boas passagens. Conseguimos nos concentrar e controlar a ansiedade, mas a medalha infelizmente não veio – comentou Bruno, que participou do grupo no ano passado, também quarto colocado.

Mais cedo, o Brasil terminou as eliminatórias na segunda colocação (38s64), o que o levou à final e praticamente sacramentou a vaga em 2016. No entanto, para ratificar a participação olímpica, o time verde e amarelo ainda precisava completar a final. O que aconteceu mais tarde com a quarta colocação. O revezamento brasileiro 4x400m, formado por Pedro Burmann, Wagner Cardoso, Hederson Estefani e Hugo de Sousa, está na mesma situação, mas disputa a final apenas neste domingo, também muito perto de confirmar sua vaga nos Jogos do Rio. A vaga para a prova decisiva veio após o segundo lugar conquistado na primeira série com o tempo de 3m02s23, melhor marca da equipe este ano e terceira melhor entre todas as equipes que competiram a semifinal. Apesar de saber que seria uma prova difícil e que o principal adversário seria a Bahamas, Wagner afirmou que a equipe correu perto deles o tempo todo.

– Nossos objetivos principais foram superados, primeiro ir à final, e depois melhorar nosso resultado do ano. Este grupo está muito concentrado e unido. Podemos fazer uma prova ainda melhor na final e conquistar a vaga – disse Hugo.

EUA x Jamaica

O duelo particular foi pelo primeiro lugar. A Jamaica, que tem vencido quase todas as provas do 4x100m nos últimos anos, apostava no homem mais rápido do mundo para fechar o revezamento: Usain Bolt. Antes dele, porém, correram Nesta Carter, Kemar Bailey-Cole e Nickel Ashmeade. Já os americanos também tinham um quarteto de peso ao lado. Justin Gatlin, Tyson Gay, Ryan Bailey e Mike Rodgers. E dessa vez não deu para os jamaicanos. Na última passada, Bailey recebeu bem à frente de Bolt e correu para ficar com a vitória nas Bahamas.

Confira o resultado final
1º EUA (37s38)
2º Jamaica (37s68)
3º Japão (38s20)
4º Brasil (38s63)
5º França (38s81)
6º São Cristóvão e Neves (38s85)
7º Trinidad & Tobago (38s92)
8º Alemanha (39s40)

Provas no feminino

A equipe feminina do revezamento do revezamento 4×100, formada Joelma Sousa, Jailma Lima, Liliane Fernandes e Geisa Coutinho, ficou na terceira posição na série 2, com o tempo de 3m29s38, melhor resultado na temporada, e está classificada para a final. Segundo Liliane, o sentimento é de dever cumprido.

– Treinamos muito nos últimos 30 dias nos Estados Unidos e a vaga na final vale todo o esforço. Agradeço muito à CBAt e ao COB pela oportunidade de ter participado de todo o processo de preparação para o Mundial. Na final, vamos dar nosso melhor mais um vez – lembrou Geisa.

O revezamento feminino 4×100 estreia neste domingo na série 3, que tem ainda Japão, Suíça, Grã-Bretanha, Austrália, França, Cazaquistão e Equador. A equipe brasileira é formada por Vanusa Santos, Ana Cláudia Lemos, Franciela Krasucki e Rosângela Santos. Caso se classifique para a final, a prova também será realizada no mesmo dia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas