Agora MT Mundo Papa Francisco vai canonizar duas freiras árabes no domingo
MUNDO

Papa Francisco vai canonizar duas freiras árabes no domingo

G1 Brasil
VIA

Além de reconhecer os territórios da Autoridade Nacional Palestina como um Estado, o Papa Francisco vai canonizar duas freiras árabes no domingo (17).

O Papa que rezou diante do muro que representa o poder israelense e voou direto para os territórios palestinos, sem fazer escala em Israel no ano passado, agora sinaliza a mais de 1 bilhão de católicos que o líder que eles tanto admiram defende que esse povo de maioria muçulmana tenha um país e não dependa mais dos vizinhos para decidir o seu destino.

O documento que Francisco vai assinar com o presidente Mahmoud Abbas é de interesse do Vaticano, protege lugares católicos em terras palestinas, mas o problema, dizem, mora nos detalhes: pela primeira vez, o Vaticano escreve “Estado da Palestina”.

Assim, o Papa Francisco aproxima os cristãos dos muçulmanos, mas ao tentar romper com um mal-estar, acaba criando outro.

Em Israel, mesmo quem reconhece os esforços de Francisco para se aproximar dos judeus agora reclama do Papa. Autoridades dizem que o reconhecimento de um Estado Palestino ameaça a segurança dos israelenses ao mesmo tempo em que afasta a possibilidade de um acordo de paz. Mas não há ilusões em nenhum dos lados do muro: faz mais de um ano que não se fala em negociações de paz.

O governo isralense que tomou posse na quinta-feira (14) é muito mais à direita do que o anterior. E na sexta (15), durante as manifestações contra a perda de terras e direitos em consequência da criação de Israel em 1948, o presidente Mahmoud Abbas voltou a colocar as condições deles para um acordo: e eram exatamente as mesmas que Israel rejeitou da última vez.

Em vez de negociar com os vizinhos, Abbas procura apoios longe do Oriente Médio. A Suécia reconheceu o Estado da Palestina em outubro, e os parlamentos da Europa, do Reino Unido, da Irlanda, Espanha e França pediram a seus governos pela criação do país palestino. A ONU reconhece a Palestina como Estado-observador, mas não como um membro pleno.

A aproximação cada vez maior do Papa aumenta a pressão. Sem falar que no domingo (17) o Papa Francisco vai canonizar duas freiras, fazendo os católicos do mundo inteiro chamarem palestinos de santos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas