Agora MT Brasil Preço do carro sobe mesmo com vendas em ritmo lento
BRASIL

Preço do carro sobe mesmo com vendas em ritmo lento

Da Redação com R7
VIA

O setor automotivo brasileiro colecionou resultados negativos em 2014 e prevê que 2015 não será diferente, com uma conjuntura que vai dos pátios cheios e demissões em massa às férias coletivas e a elevação de impostos. Apesar do cenário ruim e das promoções constantes na televisão, as montadoras conservam os preços dos veículos no mesmo patamar.

Em alguns casos, houve até mesmo um aumento de preço em relação ao ano passado, maior até do que a inflação no mesmo período.
O primeiro vilão é sempre o imposto. Mas o economista do Cofecon (Conselho Federal de Economia) Luciano D’Agostini, doutor em desenvolvimento econômico pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), afirma que, além da carga tributária — que subiu com a volta do IPI —, o preço do carro ainda tem quem cobrir os custos de produção e a margem de lucro dos empresários.

— Para se ter uma ideia, os impostos em cascata equivalem a uma carga tributária que varia de 40% a 55% do preço do carro. Além disso, há os custos físicos da indústria, como mão de obra, matéria-prima e energia elétrica, por exemplo. E essa última, teve um forte aumento neste ano, que pressionou mais ainda os custos.
D’Agostini explica que, como as empresas não podem mexer nos impostos, é preciso analisar a margem de lucro. No entanto, segundo ele, por causa do custo-Brasil, o lucro das indústrias, de forma geral, tem caído desde 2010.

— Quem tem uma empresa precisa ter uma margem de lucro mínima preservada para que o negócio valha a pena. Um cálculo possível seria a taxa básica de juros somada à inflação e ao risco país. Atualmente, a Selic [juros básicos] está em 13,25% com tendência de subir para 14%, a inflação está próxima a 8% e o risco Brasil é de cerca de 2%. Isso dá um percentual em torno de 24%.
Trabalhadores

Com a margem de lucro reduzida, resta às empresas cortar os custos da mão de obra, ou seja, demissões, férias coletivas e lay-offs (suspensão do contrato de trabalho). O ano passado já teve recorde de suspensão temporária de trabalho nas montadoras, este ano o número segue em alta.

O ano de 2014 começou com 135.429 pessoas trabalhando na produção de veículos no País e terminou com 125.977 trabalhadores, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Já 2015 começou com 125.778 funcionários e, em abril (último dado divulgado), havia apenas 122.204 trabalhadores empregados.

E não são só as montadoras que estão demitindo. A crise também já afeta as concessionárias. O presidente da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), Alarico Assumpção Júnior, já havia dito, em janeiro, que “as demissões nas montadoras pioram o cenário para as concessionárias”.

— Se você produz menos, você vende menos.

A federação informou, no início deste mês, que 12 mil funcionários foram demitidos das concessionárias nos primeiros quatro meses deste ano, porque 250 autorizadas fecharam as portas no Brasil, motivado pelo encolhimento do mercado. Isso significa que mais de uma concessionária fechou por dia desde 1º de janeiro até hoje.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, afirma que todos esses fatores estão afetando a confiança do consumidor e a dos empresários.

— Entendemos que é de fundamental importância a realização o mais rápido possível dos ajustes fiscais na economia. Desta forma, as regras ficarão claras, o planejamento será mais preciso e a atividade será retomada.

Salário

Segundo D’Agostini, o salário dos trabalhadores aponta outro problema: ele é alto em relação à produtividade do brasileiro, mas é baixo em relação ao poder de compra.

— Assim como o setor imobiliário, o mercado automotivo precisa de crédito para fechar negócio, porque, sem financiamento, o trabalhador dificilmente consegue comprar um carro ou um imóvel. O preço do bem é alto comparado com o salário.

Para o doutor em desenvolvimento econômico, a forma de melhorar a produtividade do brasileiro e diminuir o custo da mão de obra é aumentando a educação do trabalhador.

Relacionadas

Governo vai notificar 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério dos Transportes, vai retomar as notificações aos motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que...

Por assédio moral, ex-presidente da Fundação Palmares fica inelegível

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou que o ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, fique inelegível por 8 anos. Ele também não poderá...

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório 16 de Abril de 2024 às 14:10 Notas fiscais emitidas por revendedoras de produtos agrícolas ultrapassam o valor de R$ 15,6 milhões

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Polícia Federal diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

A perícia da Polícia Federal identificou nove corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no último sábado...

Jovem é preso pela Força Tática por tráfico de drogas no bairro Marechal Rondon

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu no final da manhã desta sexta-feira (12) um jovem de 25 anos por suspeita de...

Raio recuperada moto roubada e adolescente é apreendido por receptação

Uma moto Honda CG Titan de cor prata, sem placa de identificação, com registro de roubo foi recuperada pela equipe de Rondas e Ações...

Suspeitos de manter família refém morrem em confronto com a PM

Militares encontraram vítima deitada ao chão com pés e mãos amarrados por fio de energia

Bebê de 1 mês morre em Rondonópolis; mãe diz que menino caiu no chão

Um bebê de apenas 1 mês e 28 dias morreu em uma residência no início da noite desta sexta-feira (12), no bairro Cidade Alta,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas