Agora MT Esportes Artes Marciais Após vencerem, Reginaldo e Açougueiro completam as finais do TUF Brasil 4
UFC

Após vencerem, Reginaldo e Açougueiro completam as finais do TUF Brasil 4

Da redação com Globo Esporte
VIA

No último episódio da quarta temporada do reality show “The Ultimate Fighter Brasil – em busca de campeões”, o peso-galo Reginaldo Vieira e o peso-leve Fernando Açougueiro, ambos do Time Nogueira, garantiram presença nas finais de suas categorias, diante de, respectivamente, Dileno Lopes e Glaico “Nego” França, ambos do Time Shogun. Vieira derrotou Bruno Korea por finalização no segundo round, enquanto Açougueiro derrotou o argentino Nazareno Malegarie por decisão unânime dos juízes. As finais acontecerão no UFC 190, dia 1 de agosto, no Rio de Janeiro.

O episódio começou mostrando a preparação de Reginaldo Vieira, do Time Nogueira, para a luta contra Bruno Korea. O líder da equipe, Rodrigo Minotauro, disse que a maior preocupação do seu atleta deve ser o chute rodado do adversário.

– Ele tem que se preocupar com o chute rodado do Korea, que usa muito bem as pernas – disse Minotauro, que aconselhou seu atleta a dar “cutucadas” para desarmar a preparação de golpes do rival.

Em seguida, Korea recebeu instruções de Shogun para usar o chute com a sola do pé para afastar o adversários, mas aconselhou a dar um chute seco na linha de cintura para ser mais contundente.

– Eles tinham três opções de lutas para casar comigo, e a que eu queria era o Reginaldo, por ele ser do time azul. Ele vai procurar sempre a luta agarrada, me botando pra baixo, mas eu não vou dar espaço pra ele, não vou dar distância. Vou ficar na longa, conectando chutes e socos.

Shogun chamou a atenção para o estilo de jogo de Reginaldo Vieira.

– Nós estudamos muito bem o jogo dele, que é derrubar e trabalhar no chão por cima, e ele também tem uma guilhotina boa.

ATLETAS PASSEIAM NA MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO
Os atletas de ambas as equipes foram levados para a “High Roller”, a roda gigante mais alta do mundo, em Las Vegas. Os dois times foram recepcionados por duas das octagon girls brasileiras: Jhenny Andrade e Camila Oliveira. Antes de aproveitarem a atração, os atletas e os treinadores jantaram no local, e depois se encaminharam para os “carrinhos”, desfrutando da paisagem de Las Vegas e do deserto que cerca a cidade.

PRIMEIRA LUTA: REGINALDO VIEIRA X BRUNO KOREA

Sem mostrar a pesagem, o episódio foi direto para o dia da primeira luta, entre os pesos-galos Reginaldo Vieira e Bruno Korea. Foram mostradas cenas do aquecimento dos dois atletas nos vestiários e, em seguida, após uma breve passagem de Dana White pelas salas de aquecimento, a entrada na área de disputa para o início da segunda semifinal da categoria, que definiria o adversário de Dileno Lopes, já classificado para a final.

Os dois lutadores começaram a luta tentando ajustar a distância e aplicando chutes baixos, e Korea chegou a perder o equilíbrio na tentativa de aplicar um chute rodado. Na tentativa de um upper, Korea errou o alvo e Reginaldo aproveitou para derrubá-lo. Korea teve dificuldade para se levantar, e quando conseguiu, deixou o pescoço exposto, facilitando a guilhotina do adversário. Reginaldo encaixou o golpe e Korea teve muita dificuldade para conseguir sair da posição, mas conseguiu girar e ficar por cima no chão, na guarda de Reginaldo, até o árbitro ordenar que os dois voltassem a lutar em pé. Korea conseguiu acertar um chute rodado no abdôme de Reginaldo, que respondeu com uma sequência de socos. O atleta do Time Nogueira levou a luta para a grade, e Korea tentou aplicar uma guilhotina, sem sucesso. Nos últimos 30 segundos, Reginaldo acertou diversos socos na cabeça do rival, que sentiu e mais uma vez desprotegeu o pescoço, sofrendo uma nova guilhotina e ficando por baixo no chão até o fim do round.

No segundo round, mostrando algum desgaste, Korea voltou mais defensivo, e Reginaldo aproveitou para tomar a iniciativa dos ataques. Com menos velocidade, Korea mantinha a guarda baixa e abria espaço para os contra-ataques do rival, que encaixava bons golpes. A luta foi para a grade e Reginaldo continuou a castigar Korea na luta em pé, encaixando socos em sequência tanto no rosto quanto na linha de cintura. Korea buscou a luta de chão, mas Reginaldo se defendeu bem dos ataques e dominou o pescoço do rival, que buscou a posição de 100kg, e acabou se estabilizando na guarda por cima até o árbitro novamente ordenar que a disputa voltasse a acontecer de pé. Korea mais uma vez tentou derrubar Reginaldo, que pela terceira vez encaixou uma guilhotina. O golpe, desta vez, não deu chance a Korea, que desistiu da luta a 16s do fim do round, classificando Reginaldo Vieira para a grande final dos pesos-galos.

– A luta foi muito dura, e o desenrolar foi muito intenso. O Korea joga muito no contragolpe por causa do seu estilo de luta, mas me surpreendeu vindo para cima – disse Reginaldo após a vitória.

Korea, por sua vez, não conteve as lágrimas ao lado de Mauricio Shogun, que o consolou.

AÇOUGUEIRO E MALEGARIE DISPUTAM A SEMIFINAL DO PESO-LEVE

Após a definição da final do peso-galo, chegou a hora da segunda semifinal dos pesos-leves. O primeiro a ser mostrado foi Fernando Açougueiro, do Time Nogueira. Minotauro exaltou a sua vitória sobre Jack Godzilla, a primeira da sua equipe sobre um atleta da equipe rival. Para Minotauro, mesmo o argentino Nazareno Malegarie sendo o favorito, seu atleta poderia sair vitorioso e com a vaga na final.

Do lado de Malegarie, Shogun disse acreditar que o estilo de luta do argentino não casa com o do rival, que gostaria de amarrar suas lutas, enquanto Malegarie seria mais experiente e com um melhor ajuste no jogo de chão.

A exemplo da luta anterior, a pesagem não foi mostrada, e o dia da luta foi mostrado já com os dois atletas na área de aquecimento. No duelo Brasil x Argentina, cada lutador mostrava que a rivalidade existe mesmo no MMA.

A luta começou com Açougueiro encurtando a distância e tentando levar a luta para o chão. Malegarie defendeu a tentativa e tentou encaixar uma guilhotina,mas sofreu golpes no rosto e teve de mudar a estratégia, abraçando a perna do rival e invertendo a posição, ficando por cima no chão. Açougueiro tentou aplicar um triângulo de mão no argentino, que resistiu e, com uma rotação já em pé, livrou-se do golpe e, na sequência, derrubou o brasileiro e tentou aplicar um crucifixo. O brasileiro defendeu-se e terminou o round novamente por cima no chão.

No segundo round, Açougueiro começou buscando a trocação, surpreendendo o argentino e conectando bons golpes antes de buscar a luta agarrada na grade. Malegarie conseguiu derrubar o brasileiro, que levantou-se rapidamente. A luta voltou a ser disputada em pé e o brasileiro buscou as costas de Malegarie, aplicando joelhadas nas suas pernas. Quando Malegarie se livrou, recebeu um chute na cabeça, mas resistiu. Os dois lutadores aguardaram o fim do round sem se agredirem.

No terceiro e último round, mesmo muito cansados, os dois lutadores não diminuíram o ritmo da luta. Açougueiro tomou a iniciativa do ataque e conseguiu derrubar o argentino, que se recuperou e dominou suas costas na grade, aplicando joelhadas na perna. O brasileiro inverteu a posição, pegou a perna de Malegarie e o derrubou, mas a luta voltou a ser disputada em pé. Os dois atletas trocaram golpes e a luta ficou muito equilibrada na metade do round, e a 1m20s do fim, Malegarie acertou bons golpes no brasileiro. Açougueiro respondeu, e um direto de esquerda a 35s do encerramento do combate desequilibrou o argentino, que tentou uma derrubada final, mas o brasileiro fez o “sprawl” e manteve o rival sob controle no chão até o fim da luta. Na decisão unânime dos juízes, Fernando Açougueiro foi declarado o vencedor, garantindo sua presença na final da categoria contra Glaico “Nego” França, para delírio da sua equipe, que festejou muito o seu triunfo.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas