Foto: Reprodução / Internet1. FRUTAS CÍTRICAS
Frutas cítricas, como limão, laranja e principalmente a acerola são ricas em vitamina C e reforçam a imunidade.

2. MEL
O mel ajuda na formação de anticorpos.

alho3. ALHO
O alho estimula a imunidade.

4. GELEIAS
As geleias combatem os vírus e as bactérias.

5. CENOURA
Cenoura atua contra as infecções comuns dessa época do ano.

LEITE E DERIVADOS MAGROS Além de ser boa fonte de proteína e vitaminas A e D, os laticínios são a melhor maneira de colocar o cálcio para dentro do corpo. Em equilíbrio com o potássio, também encontrado nesse grupo de alimentos, o mineral auxilia a controlar a pressão arterial e inibe enzimas responsáveis pela armazenamento de gordura no corpo. Outro benefício, aí em longo prazo, é a própria manutenção óssea. Uma ingestão adequada de cálcio afugenta a osteoporose e passa a rasteiro no risco de fraturas. Quanto consumir: de 2 a 3 porções ao dia (cada uma corresponde a 1 copo de leite, 1 xícara de chá de iogurte ou 1 pedaço de 40 gramas de queijo).  - Foto: Reprodução / Internet
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6. LATICÍNIOS
Os derivados do leite contêm microorganismos que fortalecem o sistema.

7. VERDURAS
As verduras são ricas em ferro e zinco, como brócolis e espinafre.

8. COGUMELOS
Cogumelos, como shitake, aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo.

Foto: Shutterstock
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9. CHÁS
Chás são ótimas opções para ingerir água nos dias frios, já que líquidos atuam na renovação do metabolismo celular.

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