Foto: assessoria
Foto: assessoria

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG), firmou uma parceria com a União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb) e Unisal para a realização de cursos gratuitos de Formação de Agentes da Cidadania, Dicção e Oratória. Segundo o presidente da fundação em Rondonópolis, o vereador Thiago Silva (PMDB), ele se reuniu na semana passada com a presidente da Uramb Nilza Maria Nunes Sirqueira e o da Unisal Sebastião Surubim para firmar a parceria dos cursos.

“Realizado também em parceria com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Curso de Formação de Agentes de Cidadania tem por objetivo suscitar o debate e o amadurecimento de uma postura de cidadão ativo nas comunidades, visando incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos por valores como Justiça, Igualdade, Tolerância e Solidariedade”, disse Thiago Silva.

Leia também:  Vereador Thiago Silva participa de lançamento do programa Água para todos

Ele explica que o foco também o de capacitar os comunitários para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e demais espaços criados pela legislação vigente, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social.

O conteúdo programático do curso abordará: O Poder e suas Formas, As dimensões da Cidadania, A Democracia e suas Formas Atuais, Os Desafios à Democracia, A Ordem Social no Brasil, Os Conselhos e o Controle Social, e Os Conselhos de Formação Cidadã.

Já o curso de Dicção e Oratória visa desenvolver competências necessárias as Lideranças comunitárias que pretende falar em público e que quer estar preparado para enfrentar diferentes situações comunicativas. O conteúdo do curso contará com as aulas: A evolução da comunicação, Falar em Público e Preparação e Planejamento de apresentação.

Leia também:  STF decide enviar denúncia sobre Temer à Câmara

Os dois cursos que serão realizados na sede da Uramb serão mediados pelo vereador Thiago Silva e o ex-presidente Uramb e Secretário de Ação Comunitária Joaquim Silva. Além do vereador Thiago Silva o curso conta com apoio também do vereador Adonias.

Os participantes dos cursos da FUG receberão material didático e, ao final, o certificado de participação. Para fazer inscrições ou obter mais informações, os comunitários já poderão procurar a sede da Uramb, Unisal ou o gabinete do vereador Thiago Silva na Câmara Municipal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.