Secretário, Marco Bertulio, acompanha a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa ao Hospital  - Foto: Marcos Lopes/ALMT
Secretário, Marco Bertulio, acompanha a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa ao Hospital – Foto: Marcos Lopes/ALMT

A regionalização do Hospital Municipal de Jaciara foi tema de discussão na manhã de sexta-feira (19) na Câmara de Vereadores do município. A reunião de trabalho faz parte da programação feita pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que teve início com a visita à unidade de saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio explicou que é possível o Governo assumir o aporte financeiro para auxiliar o município atender a região, mas não há condições de assumir a estadualização do Hospital. “Não vamos assumir de forma irresponsável a estadualização dos hospitais municipais. As equipes técnicas da Saúde já estão realizando estudos para que seja realizado o co-financiamento de hospitais de pequeno porte pelo Estado junto aos municípios. Entendemos a importância do Hospital Municipal de Jaciara no contexto da região para o atendimento da população e é fundamental que discutamos condições para que ele funcione e funcione bem, por isso remetemos aos próprios prefeitos dos municípios circunvizinhos para que façam essa equalização junto a equipe técnica da SES com o objetivo de saber como conseguiremos operacionalizar esse apoio do Estado para o funcionamento do Hospital”, ressaltou o secretário.

Leia também:  Estão abertas as inscrições para o curso pré-vestibular gratuito na Secitec

Ele ressaltou ainda que o Estado tem optado em primeiro momento pela gestão pública direta, num segundo momento pelaa gestão por serviços filantrópicos e só em uma terceira situação, por serviços terceirizados. “Nós já tínhamos feito esta conversa aqui na região em março, não só no Vale do São Lourenço, mas com o Consórcio da Região Sul, com a proposição de que o Consórcio possa ser o ordenador dos serviços onde temos demandas reprimidas, como consultas especializadas e cirurgias. Agora nós estamos incorporando mais uma situação, que é a proposta para que também seja discutida pelo Consórcio a validação, a pactuação na região desse aporte a ser feito pelo Estado para que o Hospital de Jaciara atenda como referência esses municípios circunvizinhos, que são Juscimeira, Dom Aquino e São Pedro da Cipa. Esse apontamento ficou a cargo do deputado Max Russi, que irá se reunir com os representantes dos municípios, com o prazo até o dia 15 de julho, e nós pedimos que se puder antecipar essa definição, será importante para nos subsidiar em uma tomada de decisão mais concreta e rapidamente”, esclareceu Bertulio.

Leia também:  Líder em produção de gado, Mato Grosso tem estabilidade em abates no 1º trimestre de 2017

O secretário se disse satisfeito com o grau de qualificação do debate realizado Jaciara, com quase que a integralidade dos prefeitos do Vale do São Lourenço presentes na reunião, e ressaltou os trabalhos que a Saúde tem realizado no intuito de melhorar o atendimento à população e os problemas que vem enfrentando para isso. “Para termos noção de como o Estado e muito mais o município estão prejudicados com o pacto federativo, o governo federal cortou cerca de R$ 6 milhões de emendas. Precisamos habilitar alguns serviços e não conseguimos nem a resposta do Ministério de Saúde, por que eles sabem que habilitando terão que dar o aporte financeiro. Então hoje, a menor preocupação nossa é dizer se o hospital será regional ou municipal, e sim conseguir atender bem a população”, concluiu.

Outra proposta feita pelo secretário Marco Bertulio aos deputados presentes na reunião, Max Russi e Emanuel Pinheiro, é de usar parte do excedente da verba arrecada pela Assembleia Legislativa, R$ 20 milhões, juntamente com o Governo do Estado, para a compra de ambulâncias como suporte aos municípios para a estruturação dos hospitais, sendo Jaciara um dos beneficiados. A proposta foi bem aceita pelos deputados e será estudada tanto pelo Legislativa quanto pelo Executivo.

Leia também:  Municípios realizam conferências de Assistência Social

Para prefeito de Jaciara, Ademar Gaspar de Lima, a visita do secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, juntamente com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa foi um momento importante no vale do São Lourenço, pois o secretário pode conhecer in loco a realidade do município e assim deliberar medidas a fim de auxiliar a região. “A gente vê o bom senso e a boa vontade do secretário em buscar alternativas em que cada um possa fazer a sua parte para melhorarmos a condições do Hospital de Jaciara. Essa é uma discussão importante para trazer alternativas concretas para melhorar os atendimentos de saúde na região, principalmente os de emergência, dando condições de podermos atender com qualidade os pacientes de Jaciara, dos municípios vizinhos e aqueles que transitam pela BR-364”, concluiu.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.