Foto: assessoria
Foto: assessoria

Inaugurada no fim de 2014, a unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF da Vila Rica passou a fazer, desde a última segunda-feira (22), atendimentos odontológicos gratuitos a adultos e crianças do bairro. Com o investimento, feito com recursos próprios pelo Município, a prefeitura passou a ter 22, dos 36 ESFs em funcionamento, atualmente, disponibilizando a especialidade.

A secretária de saúde do Município, Marildes Ferreira, lembra que ainda reforçam o serviço de odontologia da saúde pública municipal as estruturas de mais quatro centros de saúde, além do Serviço de Atendimento Especializado – SAE. Já para inaugurar o serviço da Vila Rica, Marildes explica que o prefeito decidiu assumir todo o investimento, que normalmente é feito em convênio com o Governo Federal.

Leia também:  Avroc realiza hoje feijoada beneficente

“O prefeito Percival Muniz solicitou que implantássemos a odontologia na nova unidade da Vila Rica. Como ainda poderia demorar algum tempo, porque há um processo de análise do Ministério da Saúde para arcar com 40% dos custos, ele nos deu a ordem de comprar todo os materiais de odontologia, contratar os profissionais e iniciar de imediato o trabalho”, reiterou a secretária.

Por dia, 40 pessoas são atendidas na Vila Rica, sendo 10 adultas e 10 crianças por período. “É necessário fazer o agendamento. Quanto a execução, fazemos vários atendimentos, com exceção de tratamento do canal e prótese. Mas em relação a cárie, restaurações, extrações, inclusive as mais complexas, a rede cobre tudo”, explicou a dentista Sara Costa Marques Garcia, titular da odontologia da Vila Rica.

Leia também:  Conheça a quadrilha estilizada da Escola Silvestre

O jovem Willian Agostinho de Barros, de 16 anos, morador da Vila Rica, foi um dos atendidos desta primeira semana de funcionamento da odontologia do ESF e elogiou o investimento. “Já havia ido ao dentista, mas nunca fiz um acompanhamento. Agora, sabendo que tem isso aqui no meu bairro e de graça não tem mais desculpa para não cuidar dos dentes”, disse.

Moradora há quase 10 anos da Vila Rica, Maria Lucineide da Silva, levou a filha Talita, de 9 anos, para se consultar com a dentista do bairro. Ela considera que o ESF da região onde mora é um dos melhores da cidade. “Demorou para vir um postinho de saúde aqui para o nosso bairro, mas veio ‘o’ postinho. Tudo que precisamos temos aqui e agora até dentista, o que é muito importante. Todo mundo que converso está muito satisfeito e feliz”, comentou.

Leia também:  Acontece neste domingo (10) a 1ª Corrida da Independência
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.