Agora MT Política Projeto destina para educação metade dos dividendos das estatais
POLíTICA

Projeto destina para educação metade dos dividendos das estatais

Da redação com Agência Câmara Notícias
VIA

Félix Mendonça Júnior defende novas fontes de custeio para a educação - Foto: Arquivo/Ananda Borges
Félix Mendonça Júnior defende novas fontes de custeio para a educação – Foto: Arquivo/Ananda Borges

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 150/15, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que transfere para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 50% da receita do Tesouro Nacional com participações e dividendos pagos pelas empresas estatais, que hoje se destinam à amortização da dívida pública federal.

De acordo com a proposta, os valores financiarão a educação pública – desde o ensino básico até o superior, nas três esferas da administração (União, estados e municípios) –, o ensino profissional e tecnológico, bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil.

Programas
A proposta altera duas leis: 5.537/68, que criou o FNDE, e a 9.530/97, que trata do pagamento da dívida pública. A primeira norma já prevê uma série de fontes para custear o FNDE, como recursos orçamentários e 30% da receita líquida da loteria esportiva.

O FNDE é uma autarquia ligada ao Ministério da Educação que gerencia uma série de programas educacionais em áreas como merenda escolar, compra de livros para estudantes e bibliotecas e transporte escolar.

Segundo Félix Mendonça Júnior, o projeto é semelhante a outro apresentado em 2013 pelo então deputado Paulo Rubem Santiago (PL 5847/13), que foi arquivado sem ter sido aprovado na Câmara. Ele decidiu reapresentar a proposta por entender que a educação precisa de novas fontes de custeio.

Tramitação
O PL 150 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Relacionadas

Lula chama Bolsonaro de ‘covardão’ ao comentar suposto plano de golpe do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (18) sobre o suposto plano golpista elaborado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o chamou...

Lula convoca reunião ministerial para a próxima segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. A expectativa é que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas