Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

1. Opte sempre por alimentos da estação. Os produtos fora de safra podem conter maior quantidade de agrotóxicos.

2. Nunca compre ou consuma alimentos com aparência duvidosa. Se ele não serve para ser consumido in natura por estar estragado, também não servirá para doces ou sucos.

3. Evite comprar vegetais com furos, manchas ou indícios de bolor. Se quiser aproveitar o restante do produto, retire cerca de 3 dedos em volta da região embolorada.

4. Preste atenção à integridade da fruta no ato da compra. Nunca leve para casa laranjas com rachaduras na casca, por exemplo.

5. Procure saber em quanto tempo vai consumir um produto. Não compre mamão verde para ele amadurecer em casa. Certamente, atrairá moscas que transmitem doenças.

Leia também:  As origens cerebrais da corrupção

6. Ao comprar morangos acondicionados em caixas, certifique-se do estado de conservação dos que estão escondidos. Levante os que estão por cima para verificar os demais.

7. Dê preferência a frutas e legumes com a casca lisa e brilhante. Evite as que tiverem “furinhos”, que podem sinalizar a presença de larvas ou insetos.

8. Evite comprar alimentos fatiados. Uma simples faca, quando indevidamente higienizada, pode ser fonte de contaminação.

9. Observe a cor e o odor de cada produto. Eventuais alterações podem indicar contaminação.

10. Ao escolher hortaliças, evite apertar, amassar ou quebrar. Com isso, elas serão descartadas, oque aumenta o desperdício.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.