Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT
Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O grupo quadrilheiro Balancê do Cerrado, de Nova Xavantina – MT, foi o grande vencedor do Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia, cuja final aconteceu no último sábado (04.07) no município de Porto Alegre do Norte. O 2º lugar ficou com Coração Caipira, de Porto Alegre do Norte; o 3º com Abalantes do Sertão, de Barra do Garças, o 4º com Flor de Mamulengo, de General Carneiro e o 5º com Beija-Flor, de Confresa. O evento foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O grupo vencedor leva um prêmio de R$ 19 mil e o direito de participar do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, que acontece em agosto, em Brasília, e é organizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq).

Leia também:  Ex-secretária de MT é condenada a indenizar o PT por difamação

A final do Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia contou com 12 grupos vindos de 11 municípios em disputa pelos cinco primeiros lugares. A edição deste ano compreendeu quatro etapas classificatórias que começaram em Novo Santo Antônio (dia 06.06) e passaram por Ribeirão Cascalheira (12 e 13.06), Canabrava do Norte (19 e 20.06), General Carneiro (26 e 27.06) e Porto Alegre do Norte (03 e 04/07), que sediou a final. Em cada etapa foram selecionados três grupos.

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT
Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

As apresentações foram avaliadas por um grupo de cinco jurados pertencentes à Federação de Quadrilhas Juninas de Goiás que se revezaram no julgamento ao longo das etapas classificatórias. Entre os quesitos observados estão conjunto, coreografia, caracterização e casal de noivos. “O conhecimento técnico que eles trouxeram, bem como as ponderações que foram colocadas nas fichas juntamente com as notas são uma contribuição muito grande para nós”, observou Marta Helena da Silva Negrão, presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas de Mato Grosso e secretária de Educação e Cultura do município de Nova Xavantina.

Leia também:  Alto Taquari | Prefeito aproveitará presença de governador para solicitar recursos para cidade

Segundo ela, o resultado do Festival foi altamente positivo. “Tudo transcorreu de maneira tranquila, muito bem organizada em todos os municípios que receberam o evento. O público nos prestigiou de maneira surpreendente. A apuração foi bastante séria e os grupos receberam bem as notas, assim como as observações”, afirmou.

Realizadas há cerca de 15 anos, as competições de quadrilhas do Araguaia são um dos eventos mais esperados pela população e já fazem parte do calendário cultural da região. Além de manter viva uma tradição local enraizada nas comunidades, o Festival movimenta setores importantes para a economia como o turismo e o comércio. “A força das quadrilhas do Araguaia comprova a riqueza e a diversidade da cultura mato-grossense”, ressalta o secretário Leandro Carvalho.

Leia também:  Estado e municípios identificam 57 ocorrências de incêndios florestais
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.