Adilson de Moraes presidente dos surdos visita o site AGORAMT. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Adilson de Moraes, presidente da Associação, e a intérprete Vanusa em visita ao site AGORAMT – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

A Associação dos Surdos de Rondonópolis (ASSUROO) prepara uma Festa Julina para apresentar a sede da entidade, neste domingo (12), a partir das 18h. ASSUROO já existe há 15 anos, mas foi apenas este ano que a entidade ganhou um espaço próprio para poder desenvolver suas atividades. O local foi cedido pela Prefeitura de Rondonópolis.

O presidente da Associação, Adilson de Moraes, disse por meio da intérprete voluntária, Vanusa Martins, que esse espaço foi uma grande conquista para a instituição e que com a arrecadação da festa será possível investir em infraestruturas básicas como a compra de computador e mesa para o local.

Adilson de Moraes presidente dos surdos. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Adilson de Moraes presidente da Associação – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

“Queremos oferecer cursos de libras e dar suporte aos surdos com documentos que dão acesso a habitação, saúde, entre outros assuntos que para eles são desconhecidos”, explica o presidente.

Leia também:  Empresária acusada de mandar matar irmãos em Rondonópolis tem júri popular anulado pelo STJ

Atualmente a ASSUROO conta com cerca de 1.500 associados e o Adilson destaca a importância dos surdos interagirem e saírem em busca de informação. “Às vezes a própria família não sabe como lidar com o surdo e a sociedade tem um pré-conceito de que surdo é bobo. É onde muitos acabam se escondendo, mas isso precisa mudar porque temos capacidades assim como qualquer outro”, conta Adilson.

O presidente destaca que quando os surdos chegam na Associação descobrem que podem muito mais. “As pessoas precisam conhecer sobre a cultura dos surdos, nós podemos dançar, nos comunicar e fazer tantas outras coisas”, diz.

A Associação convidou várias autoridades da cidade como o prefeito, vereadores e outras entidades para prestigiarem a festa. A entrada será gratuita, sendo cobrado apenas o consumo.

Leia também:  MPT fiscalizará eleições sindicais em Rondonópolis e Barra do Garças

Para finalizar, o presidente fez questão de agradecer ao vereador Olímpio Alves, a interprete Vanusa e outros colaboradores que sempre estão ajudando a ASSUROO.

SERVIÇO

Quem se interessar em ajudar com material ou mão de obra para a Festa Julina pode entrar em contato pelo número de telefone (66) 9603-0993.

A sede da ASSOROO fica na rua Arnaldo Estevan, nº 1002, centro, no antigo prédio do Procon.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.