Foto: assessoria
Foto: assessoria

Quem passar pela avenida dos Estudantes (MT-270) nos próximos dias vai encontrar equipes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder trabalhando na limpeza da lateral e também na desobstrução do canal de águas pluviais que passa ao lado da pista, no trecho entre o final da avenida Fernando Correa da Costa e o Parque de Exposições. O trabalho, inédito, deve ser concluído até o final do mês que vem e é uma das muitas frentes de serviço do Departamento de Limpeza da Coder.

Nos últimos dias a Companhia realiza um intenso programa de limpeza nas pontes, áreas de uso público e logradouros importantes na região central e também nos bairros da cidade. Além de retirar a sujeira, entulho e lixo, os trabalhadores também estão revitalizando esses espaços. O serviço inclui a instalação de lixeiras, pintura de meios-fios, guarda-mãos e rotatórias; além do plantio de grama e jardinagem nas principais praças, escolas, canteiros.

Leia também:  Mais de 20 mil alunos voltam às aulas da rede municipal em Rondonópolis

Até o momento a equipe revitalizou oito, das 10 pontes existentes na área urbana. Também houve a limpeza de praças e áreas de uso público em bairros inteiros, como ocorreu no Lúcia Maggi, Dom Osório, no Parque Universitário e em outras regiões da cidade.

“Estamos priorizando os locais onde é maior o fluxo de pessoas e também as regiões em que a situação era mais crítica. Já avançamos bastante. Vamos concluir agora as ações na região do Parque Sagrada Família e a meta é atender 100% do município”, afirmou o presidente da Coder, Rodrigo da Zaeli.

A intensificação das ações de limpeza e o embelezamento da cidade são parte do cronograma traçado pelo prefeito Percival Muniz. A expectativa é intensificar as ações com o reforço da equipe do Departamento de Limpeza. “O nosso concurso está em fase final. Assim que for concluído iniciaremos a convocação dos aprovados. Com mais gente conseguiremos ampliar e acelerar o trabalho, sem perda na qualidade”, destaca Rodrigo.

Leia também:  Atacadão confirma data de inauguração em Rondonópolis

Ações especiais

Além do trabalho realizado nas vias públicas e prédios do município, o Departamento de Limpeza da Coder também participa de ações especiais desenvolvidas em parceria com outros órgãos ou a pedido das comunidades. A mais recente participação ocorreu no mutirão ‘Rio é Nosso’, que retirou centenas de toneladas de lixo das margens do córrego Arareau.

As máquinas e trabalhadores da Coder atuaram diretamente nas margens e também nas ruas próximas ao leito do Arareau. O trabalhou teve a participação de Clubes de Serviço, Ministério Público, ONGs e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Essa atuação em conjunto com outros segmentos permite que a sociedade conheça o nosso trabalho e se conscientize da importância de colaborar com a limpeza pública. Temos feito o nosso melhor e precisamos que todos ajudem a zelar pela cidade”, diz o chefe do Departamento de Limpeza, Severino José da Silva Neto.

Leia também:  Profissionais de saúde estão mais de 100 dias sem receber salário do governo

A equipe do Departamento também colabora na retirada de famílias que viviam em áreas de risco e já promoveu a limpeza de espaços públicos em vários bairros a pedido das Associações de Moradores. Severino explica que as reivindicações são atendidas na medida do possível, sempre de forma clara e preservando o interesse da população. “A comunidade ajuda a decidir o que é prioritário; com isso podemos otimizar os recursos e atender melhor a população”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.