Agora MT Esportes Artes Marciais Como as derrotas fizeram Anderson perceber que estava fazendo ‘tudo errado’
UFC

Como as derrotas fizeram Anderson perceber que estava fazendo ‘tudo errado’

Da redação com Uol Esporte
VIA

Anderson Silva já falou um bocado sobre a sua primeira derrota para Chris Weidman, um evento marcante na carreira de quem é considerado por muitos o melhor lutador da história do MMA. Mas, nunca ele foi tão a fundo em uma análise deste revés. O ex-campeão dos médios, em entrevista à revista Citizens of Humanity – de uma marca de jeans – abriu o jogo sobre o que incomodava sua mente naquele revés de julho de 2013. Mais que isso, fez uma interessante reflexão sobre tudo o que afundou uma carreira brilhante no UFC.

“Perdi a primeira vez (contra Weidman) por falta de foco. Por que eu estava pensando em outras coisas, porque estava infeliz comigo mesmo em relação ao que estava fazendo no meu esporte e desapontado até com os organizadores e com os desapontamentos de ser uma celebridade e de lutar”, afirmou o brasileiro.

O segundo revés, o da fratura na perna, somou-se aos problemas anteriores, apesar de ele encarar a luta de outra forma. E lhe deixou uma conclusão forte:

“Na segunda luta, eu estava pronto. (Mas, com a lesão) Deus me deu um sinal: ‘Cara, você precisa parar, você precisa parar. Eu te dei um sinal, e você não entendeu’. Mas, mais que isso, foi sobre conseguir enxergar a mim mesmo, o que é muito difícil, e perceber: ‘Eu tenho feito tudo errado’.”

Anderson, naquela situação, percebeu que não tirava um tempo para si, para sua família, para ver o crescimento dos filhos. E isso mudou sua perspectiva.

“As pessoas não ligam se você está lesionado, se sua cabeça está no lugar certo. Eles querem que você faça acontecer; o show não pode parar, e tem que ser real. Mas isso não é a realidade. Para mim, nunca foi. O sistema tira a verdade de você, tira a luta de você como algo que você ama.

A entrevista à revista, apesar de mencionar estes pontos baixos da jornada de Anderson, ignora completamente o tema doping, infelizmente…

Além destes pontos, Anderson, que já pediu uma revanche contra Nick Diaz depois de ter divulgado seu caso de doping – e o rival também sinalizou que a quer – afirmou que não sabe bem sobre seu futuro, e admitiu que, aos 40 anos, não sabe se pode voltar a ser o velho Spider. “Ainda não sei se estou pronto ou se ainda posso fazer as coisas com a excelência de antes”.

E concluiu: “Essa coisa, ser campeão… Não posso dizer que não sinto falta em alguns momento. Mas, quando comecei a lutar, só ia lá e lutava. Se vencer, venceu. Amanhã, são águas passadas. Sempre me baseei nisso. Quando a luta acaba, se venci, acabou. Tenho o braço levantado e vou para casa. E no dia seguinte começo tudo de novo.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas