Sustentabilidade é um termo quase banalizado, porém, muitas pessoas e empresas ainda não compreenderam o real significado de ser sustentável.
Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim “sustentare” que significa sustentar, apoiar e conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
São as pessoas que dão vida ou não a sustentabilidade, tanto em suas residências, quanto na empresa onde trabalham. Ou seja, o papel do RH é fundamental nesse processo.
O que o RH pode fazer: Desenvolver competências para a sustentabilidade nos colaboradores, assegurar que que a estratégia da empresa esteja linkada com o tema sustentabilidade, engajar os profissionais em iniciativas referentes ao tema, criar um ambiente organizacional favorável as práticas sustentáveis, desenvolver uma comunicação eficiente, valorização das pessoas, desenvolver um cronograma de ações a serem desenvolvidas, fornecer apoio aos colaboradores para que sejam sustentáveis em suas vidas pessoais.
E por que o RH deve investir nisso? É uma tendência de comportamento do consumidor, escolher empresas que, além de produtos e serviços de qualidade, tenham uma preocupação com o bem estar do planeta, que ofereçam algo a mais.
Gestores e RH devem se unir nesta tarefa para alcançar resultados satisfatórios. A jornada para tornar uma empresa sustentável pode não ser fácil, porém será necessário em um futuro muito próximo. Antecipe-se.