Sessão Câmara Municipal de Rondonópolis - Foto: Arquivo AGORA MT
Sessão Câmara Municipal de Rondonópolis – Foto: Arquivo AGORA MT

Um levantamento feito pelo setor fiscal da Câmara Municipal de Rondonópolis, a pedido do Site AGORA MT, revela o que os vereadores fizeram neste 1ª semestre de 2015. Entre os trabalhos legislativos de maior relevância, está o Projeto de Lei, que é a função literal do legislador. Conforme o relatório, de janeiro a 21 de julho, os vereadores apresentaram 65 projetos, contudo, quatro parlamentares não apresentaram nenhum.

Segundo a lista de proposituras o vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou 17 Projetos de Lei, seguido por Adonias Fernandes (PMDB) com 14. Em terceiro está o vereador Jailton do Pesque Pague com 7 propostas.

Em contraponto, os parlamentares Denilson Sodré, popular Dico (Pros), Mauro Campos (PT), Elton Mazette (PSC) e Reginaldo Santos (PPS) não apresentaram nenhum Projeto de Lei.

Leia também:  Thiago Silva entrega certificados para formandos da FUG na Vila Operária

A mostra dos dados é referente a 20 vereadores. Rodrigo Lugli (PSDB), não foi incluso na contagem devido seu afastamento, para assumir a Coder.

Em número de indicações, os parlamentares foram mais generosos. Houve vereador que atingiu a casa dos 300, como Marcelo Marques que apresentou 311 indicações seguido por Olímpio Alves (PR) com 159 e Thiago Silva (PMDB) com 142. As indicações de todos somam 1068.

A indicação é uma forma de oficializar um pedido, porém não quer dizer que todas as oficializadas foram atendidas, isso depende da articulação política de cada vereador.

Muitos parlamentares também aproveitaram o período para solicitar requerimentos. No total foram 78. Já as emendas protocoladas somaram 13.

Leia também:  Desembargador manda soltar Luiz Soares

Os vereadores também aproveitaram a legislatura para propor Moções de Aplausos. Os mesmos vereadores que ranquearam o 1º e 2º lugar de Projetos de Lei, seguem no topo das moções. Thiago Silva apresentou 12 e Adonias 9. Empatados em 3º com 6 cada, estão os vereadores Cláudio da Farmácia (PMDB) e Aristóteles Cadidé (PDT). Mazette, Jailton, Thiago Muniz (PPS) e Milton Mutum (PSD) não apresentaram nenhuma.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.