O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.

Em alguns casos, o CA-125 pode ser usado para avaliar sinais de precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor.

O corpo produz naturalmente pequenas quantidades de CA-125, e isso não indica qualquer doença. Algumas situações podem elevar moderadamente os níveis deste marcador, tais como menstruação, gravidez ou inflamação pélvica.

Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

O teste por vezes é utilizado para testar e monitorar as mulheres com alto risco de câncer de ovário, mas que ainda não têm a doença. Entretanto, o exame não é utilizado para rastreamento do câncer de ovário – como é a mamografia para o câncer de mama ? uma vez que nem todas as mulheres com altos níveis de CA-125 apresentarão câncer e vice-versa.

Às vezes, o teste de CA-125 pode ser encomendado junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Pode também, por vezes, ser encomendado para ajudar a investigar outros tumores, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

Leia também:  Compare morango e framboesa

Contraindicações
Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o CA-125. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.
Grávida pode fazer?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença ou condição grave.

Preparo para o exame
Não é necessário qualquer preparo especial para o exame de CA-125. Mas é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

Como é feito
Em um hospital ou laboratório, o exame de CA-125 é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
Uma bandagem é colocada no local.

Leia também:  Compare milho cozido e pipoca salgada

Tempo de duração do exame
Um exame de CA-125 leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.

Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigiam jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.

Periodicidade do exame
Riscos
Os riscos envolvidos na realização do exame de CA-125 são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Leia também:  Transtornos alimentares veja o percentual nos últimos anos

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.

Resultados
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis quatro dias a uma semana após a coleta. A interpretação do exame CA-125 depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.

Resultados normais

Os níveis de TGO são medidos em unidade de massa atômica (U) por mililitro de sangue (ml). O valor considerado normal é 35 U/mL ou abaixo, sendo que o limite mínimo para detecção do antígeno no teste costuma ser de 0,6 U/mL.
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.