Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Exame CA-125 avalia risco para câncer de ovário
SAúDE E BEM-ESTAR

Exame CA-125 avalia risco para câncer de ovário

Da redação com Minha Vida
VIA

O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.

Em alguns casos, o CA-125 pode ser usado para avaliar sinais de precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor.

O corpo produz naturalmente pequenas quantidades de CA-125, e isso não indica qualquer doença. Algumas situações podem elevar moderadamente os níveis deste marcador, tais como menstruação, gravidez ou inflamação pélvica.

Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

O teste por vezes é utilizado para testar e monitorar as mulheres com alto risco de câncer de ovário, mas que ainda não têm a doença. Entretanto, o exame não é utilizado para rastreamento do câncer de ovário – como é a mamografia para o câncer de mama ? uma vez que nem todas as mulheres com altos níveis de CA-125 apresentarão câncer e vice-versa.

Às vezes, o teste de CA-125 pode ser encomendado junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Pode também, por vezes, ser encomendado para ajudar a investigar outros tumores, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

Contraindicações
Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o CA-125. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.
Grávida pode fazer?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença ou condição grave.

Preparo para o exame
Não é necessário qualquer preparo especial para o exame de CA-125. Mas é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

Como é feito
Em um hospital ou laboratório, o exame de CA-125 é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame
Um exame de CA-125 leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.

Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigiam jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.

Periodicidade do exame
Riscos
Os riscos envolvidos na realização do exame de CA-125 são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.

Resultados
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis quatro dias a uma semana após a coleta. A interpretação do exame CA-125 depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.

Resultados normais

Os níveis de TGO são medidos em unidade de massa atômica (U) por mililitro de sangue (ml). O valor considerado normal é 35 U/mL ou abaixo, sendo que o limite mínimo para detecção do antígeno no teste costuma ser de 0,6 U/mL.
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas