Um garimpo clandestino foi fechado e quatro pessoas presas pela Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (21), durante ação de combate a crime ambiental, no município de Nova Canaã do Norte – MT (862 Km de Rondonópolis). O trabalho foi realizado em conjunto com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Alta Floresta (929 km de Rondonópolis).

As quatro pessoas foram detidas trabalhando no garimpo clandestino instalado em uma Fazenda, distante a 8 km da cidade de Nova Canaã do Norte. No local também foram apreendidos uma maquina retro escavadeira e mais dois motores estacionários utilizados para praticar a extração ilegal.

Os quatro funcionários foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por crime ambiental previsto no artigo 55, da Lei 9.605/98, de executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. Pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Leia também:  Homem é preso acusado de aliciar mais de 20 crianças via redes sociais em MT

“Eles assumiram o compromisso por escrito de comparecer no Juizado Especial Criminal de Nova Canaã do Norte”, disse o delegado de polícia Ruy Guilherme Peralta da Silva.

O pecuarista responsável pela propriedade rural não foi localizado durante as diligências. Ele irá responder criminalmente pela atividade garimpeira clandestina, realizada em sua fazenda, de acordo com os artigos 55 e 60, da Lei de Crimes Ambientais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.