Foto: Lenine Martins/Gcom-MT
Foto: Lenine Martins/Gcom-MT

O Programa Municípios Sustentáveis já possui 53 municípios participantes, dos quais 30 já estão com os planos de metas para projetos de sustentabilidade concluídos. Nesta quinta (23.07) e sexta-feira (24) as entidades que compõem o programa estão reunidas para definir os métodos de execução deste plano de metas. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios por meio do fortalecimento da economia local e consequente diminuição das desigualdades regionais.

Esta é a sétima reunião do Programa municípios sustentáveis. Segundo o secretário de desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura, desde o início do ano o tema avançou muito e já conta com a possibilidade de diversas parcerias. “ Estamos em conversa com a Ong Ambiental R 2º, para implementação do projeto de lâmpadas de LED e já formamos grupos de trabalho. O Sebrae também é nosso parceiro e pode contribuir de diversas formas. Buscamos ações práticas para a sustentabilidade”, afirmou.

Leia também:  Comércio lidera geração de empregos em Nova Mutum

O programa é fundamental para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, já que uma gestão ambiental fortalecida facilita o acesso a programas e políticas públicas, atrai investimentos públicos e privados para a região, além de conferir uma melhor qualidade de vida para a população. Eduardo Moura explica que a proposta do Estado é apoiar as regiões com base nas áreas que compõe o tripé do desenvolvimento sustentável: Social, Ambiental e Econômico.

Segundo Moura, dessas discussões sairão políticas públicas para melhorar questões fundamentais como resíduos sólidos, saneamento básico e desmatamento. “A ideia é que deste programa saiam recomendações ao governo para começarmos a apoiar os municípios para que eles se tornem cada vez mais sustentáveis. Buscamos um plano de desenvolvimento regional para planejar de que forma nós podemos transformar esse crescimento de Mato Grosso em desenvolvimento. Sustentabilidade é uma preocupação constante deste governo”, explicou.

Leia também:  Ouvidoria Itinerante do MPE realiza atendimento nesta quarta-feira no centro da Capital
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.