Agora MT Destaques Pela 1ª vez, pesquisadores apresentam substâncias que podem impedir o alzheimer
DESTAQUES

Pela 1ª vez, pesquisadores apresentam substâncias que podem impedir o alzheimer

Da redação com folha.uol
VIA

Nos últimos anos, pesquisadores e indústria farmacêutica têm buscado uma alternativa para tratar a doença de Alzheimer, ou mesmo retardar seu aparecimento, sem quase nenhum sucesso.

Resultados preliminares da ação de dois novos medicamentos, porém, sugerem que existe uma forma de impedir a formação das placas de proteína no cérebro que levam à perda da memória.

É a primeira vez os pesquisadores apresentam substâncias com o potencial de atrasar o desenvolvimento da doença, em vez de apenas aliviar seus sintomas.

Um dos produtos é o solanezumabe, da farmacêutica Eli Lilly. O outro é o aducanumabe, da Biogen. Ambos são anticorpos monoclonais –proteínas produzidas naturalmente pelo corpo humano, mas alteradas e replicadas em escala pelos pesquisadores.

BIOGEN

Embora os pacientes possam ficar esperançosos, os resultados foram menos impactantes do que esperavam os investidores, especialmente os da Biogen, cujas ações nos EUA caíram 4% ontem –os papeis da Eli Lilly subiram 1%.

A explicação é que a Biogen tinha causado anteriormente alvoroço na comunidade médica (e na Bolsa de valores) ao antecipar alguns resultados em março.

O medicamento se mostrou seguro e eficiente contra as placas de proteína em cérebros de camundongos, mas os resultados em humanos não foram tão animadores, especialmente porque os pesquisadores enfrentam o desafio de encontrar as doses corretas a serem aplicadas.

Doses mais altas são mais efetivas, mas apresentam alta taxa de efeitos colaterais, como edema no cérebro.
Já doses menores de fato reduziram um pouco os efeitos colaterais, mas se mostraram, em um estudo com 30 pacientes, pouco úteis para reduzir a sua perda cognitiva após um ano de tratamento.

Tais resultados podem ser interpretados tanto pelo lado ruim –os pesquisadores estão perdidos quanto à dose ideal do remédio– quanto pelo bom –se alterações na dose de uma droga mudam os resultados observados, trata-se de um sinal de que ela tem um efeito real no organismo.

Jeffrey Sevigny, diretor-sênior da Biogen disse que os resultados, são “fantásticos” e que a empresa já começou outros estudos para conseguir lançar a droga no mercado nos próximos anos.

ELI LILLY
No caso da Eli Lilly, a droga mostrou ter efeitos positivos especialmente em pacientes com a doença ainda em estágios mais leves, mas dados mais detalhados só serão divulgados no começo de 2017, quando for concluído um teste clínico mais robusto.

Em um estudo, os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro começou a tomar o remédio um ano e meio antes do segundo.

No mundo dos sonhos, o primeiro grupo teria perdas cognitivas menores do que o segundo, já que começaram a se medicar antes, mostrando a eficiência da droga, aplicada uma vez por mês por uma injeção na veia.

O problema é que isso só aconteceu por um tempo. Até dois anos e meio após o começo do estudo –ou um ano após o segundo grupo começar a ser medicado–, ainda era nítido que os sortudos que tiveram acesso ao remédio antes estavam em melhores condições. Ou seja, o medicamento estava atrasando os efeitos deletérios do alzheimer.

Depois disso, porém, a decadência cognitiva atingiu os dois grupos sem distinção.
Maria Carrillo, pesquisadora-chefe da Associação do Alzheimer dos EUA, disse que os resultados são mesmo difíceis de se interpretar, mas destacou que nem por isso eles deixam de ser encorajadores.

Cientistas têm um pé atrás com novos remédios

Os anticorpos contra o alzheimer estão sendo anunciados pelas indústrias farmacêuticas como o novo paradigma da área, já que não há no mercado drogas que tratem ou retardem as causas da doença.
Isso porque o que os medicamentos atuais fazem é apenas tentar manter a função neurológica, apesar da perda progressiva de neurônios. “Seria como criar um acesso ao volume-morto do cérebro”, diz o professor de psiquiatria da Unifesp Acioly Tavares.

Ele lembra que há vários anticorpos monoclonais em testes atualmente –não há como negar que essa é a próxima parada nos novos tratamentos contra o alzheimer, ele diz.

Já para Cícero Galli Coimbra, professor de neurologia da Unifesp, há muito interesse das farmacêuticas em lançar logo uma droga mesmo que não seja tão boa.

“Vejo com ceticismo esses resultados. Há muita coisas que eles omitem. Não é porque tem significância estatística que um resultado é bom.”

“Se olharmos friamente o estudo do solanezumab da Eli Lilly, eles falharam, já que não houve nenhum benefício para quem já tinha a doença em estágio que não fosse leve”, diz Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã do HCor.

Quem pode ter alguma esperança, segundo ela, são as pessoas com casos na família –que poderiam usar os anticorpos para prevenir o alzheimer.

“Infelizmente, todos os novos tratamentos experimentais, cirúrgicos ou não, só têm efeitos em casos iniciais ou leves”, afirma.

Relacionadas

Foragido da Justiça do Tocantins é preso pela Polícia Civil em MT

Um procurado pela Justiça do Estado do Tocantins, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quinta-feira (18.04), no município de Confresa-MT. Investigado por...

PC cumpre 12 mandados contra investigados por corrupção passiva e advocacia administrativa

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17.04), a Operação Diaphthora, para cumprimento de 12 ordens judiciais decretadas...

Justiça mantém prisão preventiva de Carlinhos Bezerra por duplo homicídio

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, habeas corpus impetrado por Carlos Alberto Gomes Bezerra, réu...

Colisão entre ambulâncias deixa motoristas e paciente feridos

Três pessoas ficaram feridas, sendo dois motoristas e um paciente, após um acidente envolvendo duas ambulâncias, na manhã deste sábado (13), no cruzamento das...

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Proprietário de frigorífico clandestino de peixes é autuado por crimes ambientais

O proprietário do estabelecimento comercial, que funcionava como abatedouro e frigorífico ilegal de pescado, alvo de uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil, Vigilância...

‘Figurinha carimbada’ é preso por tráfico de drogas no Centro de Rondonópolis

Um homem de 30 anos foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar (PM) pelo crime de tráfico de drogas, na noite...

Mulher morre e motorista fica gravemente ferido após acidente na MT-480

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após um acidente na MT-480, na manhã deste sábado (13), em Tangará da Serra-MT. Conforme informações apuradas...

PC conclui inquérito contra autor de homicídios tentado e consumado praticados no mesmo dia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa, conclui nesta sexta-feira (12.04), o inquérito policial apurou os crimes de tentativa de homicídio...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas