O Procon de Mato Grosso (MT) registrou em junho deste ano 4.074 atendimentos. Esses dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online, o www.consumidor.gov.br .

O Sindec registrou 2.907 atendimentos, sendo que o setor de “Serviços Essenciais” ocupa o 1º lugar, com 1.487 em reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 689 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 376 registros. A 3ª posição ficou com “Telefonia Celular”, 292 reclamações.

O setor “Produtos” ficou em 2º lugar, com 463 reclamações, registrando 91 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc), 50 para “Internet” e 47 para “Eletroeletrônico Importado”. Já o setor “Assuntos Financeiros” está em terceiro lugar no ranking com 454 atendimentos, sendo 136 para a categoria “Banco Comercial”, 86 para “Cartão de Crédito” e 69 procedimentos para “Financeira”.

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A área de “Serviços Privados” registrou 374 atendimentos, ocupando a 4ª posição no ranking. Destes, foram 155 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 43 para “Informática” e 30 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

O 5º lugar ficou com o setor “Alimentos”, que registrou 58 reclamações, sendo nove para “Leite e derivados”, seis para “Refrigerantes” e seis para “Supermercado”, que ficaram empatadas. O setor “Habitação” ocupa o 6º lugar com 41 reclamações. Na última posição está “Saúde”, com 30 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

ATENDIMENTO ONLINE

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 1.167 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 758 registros. Em segundo lugar estão os “Produtos de Telefonia e Informática”, com 227 reclamações; em terceiro lugar “Serviços Financeiros”, com 127 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 23 atendimentos.

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O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 18 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com quatro reclamações. A plataforma também registrou duas reclamações para a área “Água, Energia e Gás”, enquanto que as categorias “Turismo/Viagens” e “Educação” tiveram uma reclamação cada.

Serviço – O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

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No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.

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