cacauO cacau é um fruto riquíssimo em flavonoides, magnésio, ferro, cromo, manganês, zinco, cobre e vitamina C.

O cacau possui diversos benefícios para a saúde cardiovascular, pois reduz a formação de placas arterioscleróticas e consequentemente infartos e derrame cerebral. Também é capaz de aumentar uma substância vasodilatadora chamada óxido nítrico, melhorando dessa forma a pressão arterial. Estudos mostram que o seu consumo reduz significativamente o LDL-Colesterol.

Os compostos fenólicos, substâncias presentes no cacau, tem efeito antitumoral, por reduzir a inflamação, aumentar a função do sistema imune e reduzir a ação dos radicais livres.

O cacau também possui benefícios para a saúde estética, pois seus polifenóis, contribuem para fotoproteção oral, melhoram a circulação sanguínea da pele e melhoram sua hidratação.

O chocolate pode ser uma ótima fonte de cacau, portanto observe na embalagem qual o percentual de cacau que o mesmo possui e priorize os com pelo menos 70% cacau, para obter todos seus benefícios. Os chocolates ao leite devem ser evitados, pois possuem em média 25% de cacau e 75% de açúcares e gorduras.

chocolate quente funcionalChocolate quente funcional

-1 xícara de leite vegetal (coco, amêndoas)
-1 barra pequena (20-30g) de chocolate meio amargo
-1 colher de sopa de chocolate em pó 50% cacau
-1 colher de sopa de biomassa de banana verde
-1 pitada de canela (opcional)
-Essência de baunilha (opcional)
-Adoçante 100% stévia (opcional)

Bater em liquidificador: o leite vegetal, chocolate em pó e a biomassa. Levar ao fogo baixo. Quando começar a ferver, adicionar o chocolate em barra, canela, baunilha e adoçante. Consumir ainda quente.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.