Agora MT Variedades Moda e Beleza Veja porque nunca usar água oxigenada no rosto
MODA E BELEZA

Veja porque nunca usar água oxigenada no rosto

Da Redação com Bolsa de Mulher
VIA

É comum ver receitas indicando passar água oxigenada no rosto para tirar manchas, e as pessoas adeptas da prática garantem que a pele fica mais clara depois já depois da primeira aplicação. Porém, não caia nessa cilada: conversamos com o dermatologista Alberto Cordeiro para saber se o método é eficaz, e ele foi categórico: não só não é eficaz, como também muito perigoso.
Água oxigenada no rosto faz mal

Segundo o médico, a água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto com poder desinfetante, próprio para limpar e matar bactérias – mas não para uso cosmético ou estético. “A água oxigenada quebra a melanina – por isso que tem gente que usa no cabelo ou nos pelos do corpo, que realmente ficam mais claros, mas também bastante estragados e enfraquecidos”, diz Cordeiro. “É muito abrasiva, altamente irritante para a pele. Se você usá-la em cima de uma mancha, por exemplo, vai irritar sua pele, provavelmente causar um machucado e uma queimadura. Na tentativa de a pele cicatrizar essa irritação, a mancha pode ficar ainda mais escura e maior. É muito perigoso, ainda mais em locais em que a pele é sensível, como o rosto”, completa.
Algumas pessoas argumentam que a água oxigenada diluída em água ou algumas versões mais suaves, como a água oxigenada 10 volumes, poderiam ser usadas sem riscos à saúde. Mas Cordeiro garante: qualquer tipo de água oxigenada é desaconselhável para tratamentos dermatológicos, e todas oferecem perigo de irritação e queimadura da pele.
Outras receitas com água oxigenada para o rosto recomendam aplicar o produto em cima das espinhas, com o objetivo de secá-las. O médico diz que esta prática é igualmente perigosa e não deve ser realizada. “Não é que a água oxigenada seja uma vilã; ela até mata bactérias e é boa para certos tipos de limpeza e assepsia, mas não é indicada para acne, porque, ao mesmo tempo em que desinfeta o local, irrita, mancha e queima. Existem muitas outras opções eficazes e inofensivas à saúde para combater o problema. Não vale a pena, definitivamente, testar a água oxigenada para este e qualquer outro problema dermatológico, menos ainda por conta própria”, conclui.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas