No dia 27 de Agosto, comemoramos o dia do Psicólogo, e nosso blog não poderia deixar de registrar algumas reflexões sobre esta jovem profissão regulamentada no Brasil, há apenas 53 anos.

A cada ano, a Psicologia conquista novos espaços na sociedade. As mais variadas psicoterapias estão saindo dos consultórios particulares e atuado diretamente como agente social, em esferas públicas e privadas. Especializações em diversas áreas como a hospitalar, a organizacional, escolar, esportiva, consultorias, estão em crescente ascensão e não há possibilidade de retrocesso.

Epistemologias e abordagens a parte, a Psicologia tem o desafio de estar a frente dos acontecimentos e acompanhar mudanças tecnológicas, de comportamento e de consumo, num ritmo frenético. Reconhecemos que não é uma tarefa fácil, mas há um crescimento significativo de pesquisas científicas preocupadas em amparar os profissionais.

Eventos nacionais e internacionais específicos em Psicologia Social, Análise do Comportamento, Psicologia Hospitalar, Avaliação Psicológica, Psicanálise e etc.; que fomentam tanto a pesquisa quando as inovações de cada área. Talvez, “cinquenta tons” ainda seja pouco para numerar as inovações que temos disponíveis.

Já durante a prática diária, mais que uma forte base teórica, é preciso amar o ser humano, estar disposto a compreender sempre! Essa é maior beleza da profissão: Despir-se de si mesmo a cada encontro, e reconstruir em cada vivência uma nova experiência. Escutar e acolher sem punições e pré-julgamentos é um exercício diário de humanidade, tão essencial quanto o diploma.

Parabéns aos Psicólogos que desenvolvem seu trabalho com dignidade e ética profissional! Que possamos contribuir de alguma forma para a construção de um mundo melhor. Parafraseando Neruda arrisco em dizer que:

“A terapia não pertence ao terapeuta, mas aos que precisam dela”.*

Referência
Frase original: “A poesia não pertence ao poeta, mas aos precisam dela”. Da obra O Carteiro e o Poeta de Pablo Neruda.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.