Os imigrantes haitianos que desejam vir para o Brasil podem conseguir visto humanitário nas embaixadas brasileiras em Porto Príncipe, capital do Haiti, ou em Quito, no Equador. A autorização para a emissão desse tipo de visto foi prorrogada pelo Conselho Nacional de Imigração e passa a valer até outubro de 2016.

A autorização está em vigor desde janeiro de 2012 e deixaria de valer em outubro deste ano. A prorrogação foi aprovada por unanimidade, com manifestação favorável dos representantes dos empregadores e trabalhadores, do governo e das demais organizações da sociedade civil que participam do conselho.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil emitiu 26 mil vistos humanitários para imigrantes haitianos até julho deste ano, sendo 20 mil em Porto Príncipe e 6 mil em Quito. A embaixada em Porto Príncipe emite 2 mil vistos desse tipo por mês.

Leia também:  Prefeito recebe facada no pescoço de protestante na Alemanha

A medida entrará em vigor após publicação no Diário Oficial da União e, segundo o Ministério do Trabalho, tem como um dos objetivos estimular que os imigrantes venham para o país de forma legal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.