Foto: assessoria
Foto: assessoria

Nesta semana que antecede a abertura oficial da maior feira do agronegócio do Centro Oeste Brasileiro, a 43ª Exposul de Rondonópolis, se encontra nos seus preparativos finais com a instalação, em ritmo acelerado, dos estandes de expositores, nacionais, locais e estrangeiros, bem como começam a chegar os animais que estão em exposição. O prazo para instalação dos espaços termina na sexta-feira (07).

Considerado o quinto do país e o maior da região Centro Oeste com 500 mil m2 de área disponível e 34 mil de área coberta, o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, possui mais de 100 espaços comerciais, 100% já comercializado, distribuídos em vários setores de comercialização, como o de veículos automotivos, máquinas agrícolas, produtos agropecuários e alimentícios, diversão e entretenimento, produtos e serviços entre outros.

De acordo com o gerente sindical do S.R., Leister Manganaro, nesse momento da feira (preparação e montagem) a Exposul gera em torno de 500 empregos diretos e centenas indiretos, e absorve mão de obra das mais variadas vertentes como, montadores, eletricistas, pedreiros/serventes, paisagistas, jardineiros, pintores, peões, tratadores de animais, cozinheiros, garçons, recepcionistas, operadores de máquinas, técnicos de som e iluminação, vendedores etc.

Leia também:  1° Aterro Sanitário de MT é inaugurado em Rondonópolis

Além, de movimentar a economia local, dinamizando os mais diversos setores da atividade comercial, como hotéis, bares e lanchonetes, lojas de roupas e calçados especializadas, selarias, salões de beleza, cosméticos, alugueis de veículos, bancos, shopping entre outros.

MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

Nessa fase de montagem de estandes, por exemplo, empresas especializadas em arquitetura promocional de vários estados brasileiros se dirigem até

Rondonópolis trazendo enormes estruturas em caminhões/carretas-baús, para fazer a montagem de estandes de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a VW, Toyota, John Deere, Ford, que chegam a ocupar áreas de mais de 100m2.

Para Leister Manganaro, a grande procura por áreas construídas que não é exclusiva desta edição da feira e que chega a gerar filas de espera, decorre dos gastos para a construção ou aluguel de estandes. “Temos muitos espaços construídos, mas, por contrato, os expositores do ano anterior têm prioridade”, informou o gerente da Feira.

Leia também:  Operação Panóptico deve cumprir seis mandados de busca e apreensão em Rondonópolis

Todavia, para sair da fila de espera do ano anterior alguns expositores optaram, este ano, por construir espaços próprios, garantindo assim a permanência dentro da feira em um mesmo local.

Conforme o gerente, “área para construir não falta dentro do Parque”, pois apesar dos custos com a obra, o retorno é garantido ao expositor pela expressão comercial da Feira. Devido ao bom momento da pecuária brasileira, uma das grandes apostas da feira serão os 12 leilões de gado de corte, elite e leite.

VITRINE AGROPEC

Este ano, acontece a 1ª Edição da “Vitrine Agropec”, que será uma das atrações tecnológicas da feira, e vai funcionar num espaço recém criado de 1.300m2 de área coberta, localizado numa das páreas mais centrais e mais nobres do parque de exposições.

Leia também:  Bombeiros controlam incêndio em terreno baldio na Dom Pedro II

Ali, dezenas de estandes de empresas parceiras, estarão expondo seus produtos e serviços ao público que visitará a feira, que acontece diariamente das 8h as 18h, de 10 a 12 de agosto no Parque de exposições.
Palestras importantes como a do ex presidente do STF Joaquim Barbosa, na abertura dia 10 de agosto, do coordenador de operações especiais do Bope e uma das inspirações para a personagem Capitão Nascimento, dos filmes Tropa de Elite, Paulo Storani, no dia 11 de agosto, estão sendo as atrações para o evento.

Seguindo o evento, no dia 12 de agosto, haverá um painel de palestras/debates, com participação de representantes da Famato/Senar, Aprosoja, Aprosmat e Grupo Bom Jesus, e membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que discutirão as soluções para o agronegócio.

O evento contará ainda com palestras técnicas, leilões de gado e cavalos, Torneio Leiteiro, e a etapa do 10º Circuito Aprosoja com estandes das principais empresas do agronegócio.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.