À medida que o universo digital evolui, a tecnologia passa a ser indispensável em nosso dia-a-dia. E seu uso excessivo pode causar doenças.Saiba quais são:

Síndrome do toque fantasma:

Já teve a sensação que recebeu uma ligação ou whats,e quando olha não é nada? Isso acontece porque o cérebro modifica a forma como pensamos, e entende que o smartphone toca. Isso já aconteceu com você? Acha estranho? Saiba que mais de 70% da população mundial sofre desse distúrbio.

Depressão Facebook:

O uso excessivo das mídias sociais ou a falta delas pode causar depressão, já que a interação social passou de física para virtual. Muitos médicos atribuem os transtornos decorrentes da internet como doenças secundárias de outras principais; esta é uma delas.

Leia também:  O exercício da Fraternidade Ecumênica

Nomophobia:

É a ansiedade que o indivíduo sente por estar desconectado,desenvolvendo fobias como o pânico, sudorese excessiva e taquicardia. A sensação de privação de tecnologia é um dos principais diagnósticos aceitos pela comunidade médica.

Além das fobias, o paciente pode causar traumas musculares, óticos e tambémestara exposto aos efeitos UV da iluminação dos smartphones, podendo causar desde manchas na pele até diagnósticos mais elaborados.

Náusea Digital:

A cyber-doença surgiu na década de 90 para descrever a desorientação causada por usuários de realidade virtual. Tontura, náuseas e dores de cabeça hoje são uma das principais reclamações nos consultórios médicos. Isso porque a quantidade cada vez maior de horas na frente de smartphones, tablets e PCs aumentou.

TDI – Transtorno de dependência da Internet:

Leia também:  Sua história não é feita de boletos pagos, mas sim de experiências vividas

Esse diagnósticoé um dos mais comuns em pessoas com outros distúrbios, como déficit de atenção, transtorno obsessivo compulsivo e depressão. O TDI é uma doença e um vício, igual que jogar, usar drogas e álcool.

Vício em Games:

Cerca de 18% da população mundial com idade entre 9 e 39 anos são viciados em games online. E, como medidas extremas,países como a Coreia do Sul implementaram a “Lei da Cinderela”, que bloqueia o acesso à internet das 12:00 às 6:00 para evitar seu avanço.

Efeito Google:

O excesso de informação faz com que o cérebro processe e descarte com maior rapidez. Assim, um usuário que tudo pesquisa no Google e somente nele, estimula o cérebro a processar a informação de forma diferente, e o esquecimento e fadiga são seus principais sintomas.

Leia também:  Uma empresa, a solução perfeita e a miopia de uma equipe

Hipocondria Digital:

É Aquele indivíduo que desenvolve doenças que não tem e toma remédios que não precisa,a causa do acesso à informação sobre doenças na internet. Assim, incrementa a sua doença ou desenvolve outras que acredita ter, simplesmente porque consultou o Google.

Para cada 8 doenças apontadas aqui, todos temos chances de desenvolver pelo menos 2, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Não descuide de sua saúde, procure ler um livro a um Ibook, faça exercícios físicos em vez de jogos online, e ligue em vez de enviar um whatsapp quando desejar falar com alguém. Isso pode ajudar.

*Por Maria Augusta Ribeiro

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.