Dia D da Juventude no Sine Rondonópolis. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Fila de jovens na sede do Sine, em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Muitos jovens estão procurando a sede da Unidade de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE), nesta quarta-feira (12) em Rondonópolis, em busca de vagas de estágio, qualificação e a oportunidade do 1º emprego, isto porque, nesta quarta-feira (12), está sendo realizada desde às 8h, a 1ª Edição do ‘Dia D da Juventude – Dia da Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho’.  Para este dia foram captadas cerca de 200 vagas.

De acordo com a coordenadora do SINE em Rondonópolis, Mara Oliveira, este evento, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), é importante para captar vagas de emprego e disponibiliza-las aos jovens.

Leia também:  Reajuste nas tarifas do Rotativo Rondon passam a valer na segunda

“É o pontapé inicial para despertar o jovem e inclui-lo no mercado de trabalho e o qualificando. Este evento vem para despertar os empresários também, disponibilizando as vagas, de forma a dar mais credibilidade ao SINE, ” disse a coordenadora.

Valdinei Arruda. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Secretário de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Valdinei Arruda – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

O secretário de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Valdinei Arruda ressaltou que esse projeto tem como finalidade ingressar os jovens que enfrentam dificuldades a ingressar no mercado de trabalho e proporcionar parcerias com o segmento empresarial abrindo vagas especificas a esse público.

“Na verdade, a juventude enfrenta os números maiores do desemprego, em virtude da não qualificação e também, da não abertura de postos de vagas especificamente para os jovens. A partir deste momento teremos várias atividades até o final do ano, para que possamos incluir os próximos cursos de aprendizagem novos modelos de pré-emprego, investir potencialmente com o governo municipal proporcionar oportunidades para quem precisa, ” explicou o secretário.

Leia também:  Entidades se reúnem para discutir o comércio ilegal

Ao longo do dia haverá palestras, oficinas, inscrições para cursos, entre outras atividades. Os empregadores estarão realizando processos seletivos num mesmo espaço.

Secretários no dia D da Juventude no Sine Rondonópolis. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Solenidade com autoridades – . Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Emissão da Carteira de Trabalho

Segundo o secretário Valdinei Arruda, atualmente a elaboração da Carteira Nacional do Trabalho e a devolução desta ao cidadão que são feitas pelo Ministério do Trabalho, tem enfrentado dificuldades em entregá-las em tempo hábil a quem precisa.

“A Carteira de Trabalho infelizmente é uma competência do Ministério do Trabalho. O que propomos ao Ministério do Trabalho em MT, a seguinte troca de trabalho conjunto, que os SINEs fossem descentralizados, não só na captação mais a fábrica para dar mais agilidade. Para que o trabalhador não fique esperando 45 a 60 dias essa carteira é um questão de direito dele ter essa carteira de imediato,” explicou.

Leia também:  Casa do Adolescente passa por dificuldades e faz campanha em busca de doações
Jovens no dia D no Sine Rondonópolis. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Jovens no dia D no Sine Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.