Foto: Mayke Toscano/GCOM-MT
Foto: Mayke Toscano/GCOM-MT

A notícia que o esporte mato-grossense esperava há pelo menos 70 anos foi confirmada: Mato Grosso sediará os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S) em 2016. A confirmação foi dada após a reunião de quarta-feira (12.08), no Palácio Paiaguás, entre o Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU) e representantes do trade turístico e da rede hoteleira do Estado.

Uma parceria será firmada entre todos os segmentos envolvidos para que p Jub’s 2016 seja um evento que projete positivamente o estado e faça jus à própria história do evento, marcada ao longo das décadas por momentos inesquecíveis na vida de milhares de jovens brasileiros. Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Zamar Taques, que coordenou a reunião, será uma honra para o Governo do Estado receber os quatro mil alunos-atletas universitários que participarão do evento.

“Não temos a menor dúvida da importância que este evento tem para o crescimento do esporte nacional a partir do fortalecimento dos nossos atletas universitários em nível estadual. O governador Pedro Taques já disse em outras ocasiões e faço das palavras deles as minhas nesse momento. Todas as vezes que encontrarmos pessoas com bons propósitos, cabeças pensantes com boas idéias, o governo vai apoiar. Trazer um evento desta envergadura para o nosso Estado será um grande desafio, mas tenho certeza que a parceria que será firmada entre nós, o Ministério dos Esportes, Prefeitura de Cuiabá, Confederação Nacional e Federação Estadual, UFMT, trade turístico e segmento hoteleiro, será um sucesso”, reforçou Paulo Taques.

Leia também:  Onça-pintada resgatada de fazenda em MT é levada para associação em SP

Presidente da Confederação Nacional do Desporto Universitário, Luciano Cabral falou em sentimento de missão cumprida. “Saio daqui com uma expectativa muito boa. Era inconcebível que um Estado com o potencial de Mato Grosso, em 76 anos, nunca tivesse sediado uma edição dos Jogos Universitários. E estamos agora com a possibilidade de corrigir essa falha da história”.

Grande legado

Os jogos universitários estão previstos para acontecer em novembro de 2016, em data ainda a ser confirmada. Durante os 12 dias em que os olhos do país estiverem voltados para a Capital, a Arena Pantanal será mais uma vez a vitrine que atrairá milhares de turistas para o estado. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo da Capital, Alberto Machado, Cuiabá vem se firmando como anfitriã de grandes eventos nacionais e internacionais. “Assim como fizemos na Copa do Mundo, vamos receber muito bem todos os turistas que aqui chegarem, como por exemplo, transformar os espaços que dispomos em centros de convivência cultural”.

Leia também:  Mais de 2.300 contribuintes são convocados pela PGE para negociar dívidas

Para o secretário adjunto de Esportes, Pedro Sinohara, além do grande legado que um evento como este pode deixar para as futuras gerações de atletas, está a possibilidade dos jovens universitários terem a oportunidade de estar perto de vários medalhistas que na ocasião estarão saindo das Olimpíadas. “Sem contar o legado físico, como a nossa pista de atletismo da UFMT, que finalmente será concluída. Aliás, será uma prerrogativa para a realização dos jogos aqui”.

A carta de intenção para a realização dos jogos em Mato Grosso será assinada por representantes do Governo do Estado e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários, entidade filiada à Confederação Brasileira e presidida por Alexandre Breguci. “Serão quatro mil universitários de todo país participando de aproximadamente 12 modalidades esportivas. Sem dúvida, um momento histórico para o nosso Estado. Saio daqui com um enorme sentimento de alegria por ver esse compromisso firmado com o Governo do Estado”, frisou Breguci.

Leia também:  Em 2017, cerca de 160 suspeitos de roubos e furtos de veículos são presos

O que acontece no entorno de um evento desse porte, avaliou o secretário adjunto de Turismo Carlos Nigro, só agrega valor e crescimento para o Estado. “Sem dúvida, movimenta a economia da cidade e os atrativos turísticos do entorno de Cuiabá. A realização do Jub’s na Capital confirma a credibilidade do governador Pedro Taques em nível nacional e vai confirmar que Cuiabá é uma cidade apta ao turismo de evento e de negócios”.

Pró-reitor de Cultura, Esporte e Extensão Universitária da UFMT, o maestro Fabrício Carvalho ressaltou a participação da instituição junto ao esporte universitário ao longo dos 45 anos. “A universidade está aberta a esse legado esportivo. Vamos trazer as outras universidades para se juntarem a nós e, juntos, vamos aprender com os que virão de fora”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.