Agora MT Destaques MT e MS comemoram 180 anos da AL e buscam aproximação
DESTAQUES

MT e MS comemoram 180 anos da AL e buscam aproximação

Da assessoria
VIA

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul comemoram nesta quarta-feira (12), os 180 anos do parlamento mato-grossense, em sessão especial que será realizada às 9h, no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Na oportunidade, os estados buscam aproximação para a solução de problemas comuns como a logística e fronteira.

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e idealizador do evento, Guilherme Maluf (PSDB) lembra que desde a divisão do Estado, em 1977, que resultou na criação de Mato Grosso do Sul, os estados sempre estiveram distantes no âmbito político e social.

“No Nordeste, todos os estados se unem em torno de algumas bandeiras e no centro-oeste isso não acontece. Se o parlamento está unido, discutindo problemas comuns, quem ganha é a população. Por isso, vamos aproveitar a oportunidade para debater políticas conjuntas e criar uma união que já ocorreu no passado, quando tínhamos um estado uno”, afirmou.

A solenidade contará com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, deputados estaduais do estado vizinho e de Rondônia. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, deputados estaduais e parlamentares federais também devem participar da sessão especial.

Durante o Fórum dos Governadores do Brasil Central, na última sexta-feira (7), Reinaldo Azambuja avaliou que a comemoração dos 180 anos será uma oportunidade de aproximar os estados.

“A comemoração é importante, primeiro porque somos siameses, nascemos no mesmo Estado, que é Mato Grosso. Depois da divisão, nos separamos territorialmente, mas temos uma história que nos une, além do parlamento onde foram feitas leis, normativas e regramentos importantes que fizeram com que hoje os dois estados pudessem ser os mais pujantes na questão da agropecuária”, disse.

A solução de ‘gargalos’ comuns entre os estados também é classificada por Azambuja como importante nessa abertura do diálogo.

“Vamos discutir ações integradas, temos a vigilância na fronteira, os modais de logística que podem ajudar no desenvolvimento dos estados e temos muito em comum entre os estados, podemos avançar essa pauta do que podemos ter junto, e precisamos resolver os gargalos que são parecidos. A logística é o principal deles, é algo que precisamos ter rapidez na solução desse problema, isso envolve também o Governo Federal, entendo que o modal mais importante que não podemos deixar de investir é nas ferrovias”, disse.

A coordenação das festividades é dos deputados Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB).

180 ANOS – Antes da sessão especial, haverá a instalação de exposição temática dos 180 anos de evolução do Parlamento Participativo, no saguão da Assembleia Legislativa, às 8h30. Às 8h40, será feito o Hasteamento dos Pavilhões: Nacional, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul na frente da Assembleia Legislativa.

Às 9h, os parlamentares dos dois estados fazem uma visita no Instituto Memória e seguem para o teatro, onde acontece a sessão especial, homenageando tanto os parlamentares do passado – de MT e MS – quanto os da atual legislatura.
À noite, às 17h, também no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, serão realizadas diversas apresentações culturais, entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa no foyer do Teatro do Cerrado, tendo como curador o Instituto Memória.
Ainda no mesmo espaço, dando sequência à programação, com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro será apresentada as artes cênicas: Manoel – Leite e Barro Pantaneiro.
Álbum das Sedes e o livro Discurso – Para comemorar essa data, o Instituto Memória do Poder Legislativo vai publicar um álbum contando a história do Parlamento. Nesses 180 anos, a Assembleia Legislativa ocupou quatro sedes.
Outro livro que recebe o título de “Discurso – Volume I”. A obra conta a história – de 1979 até 2015 – dos discursos de posse dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa e dos ex-governadores de Mato Grosso – Oscar Ribeiro e Frederico Campos, respectivamente – e dos atuais chefes do Legislativo e Executivo, respectivamente Guilherme Maluf (PSDB) e Pedro Taques (PDT).

Relacionadas

Motociclista de 31 anos é arremessado após acidente com carro em cruzamento perigoso

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (27), no cruzamento entre a rua Vicente Pereira de Abreu e...

Ação da Polícia Civil resulta na prisão do principal suspeito do assassinato de mototaxista

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Colniza prendeu na segunda-feira (25) o principal autor do homicídio de Adimar Medeiros Rodrigues, 46 anos,...

Governador propõe perda de terras para quem desmatar ilegalmente o Cerrado em MT

O governador Mauro Mendes defendeu, nesta quarta-feira (27.03), no Palácio do Planalto, em Brasília, medidas rigorosas para combater o desmatamento ilegal no Cerrado, entre...

Suspeito de matar esposa a facadas é indiciado por feminicídio, estupro e ocultação de cadáver

José Edson Douglas Galdino Santos, de 25 anos, suspeito de matar Lorrane Cristina Silva de Lima, 23 anos, foi indiciado por feminicídio, estupro e...

Irmãos envolvidos em homicídio são presos em flagrante após força-tarefa policial

Dois irmãos, autores de um homicídio ocorrido na noite de sábado (23), em Comodoro-MT, foram presos em flagrante horas depois em diligências conjuntas das...

Presidente do União Esporte Clube é internado na UTI após infarto

O Presidente do União Esporte Clube, Reydner Souza, foi internado na manhã desta segunda-feira (25), em Rondonópolis-MT, após sentir um mal-estar e fortes dores...

Suspeito de matar homem com cerca de cinco tiros é preso no Jardim Liberdade

A Polícia Judiciária Civil prendeu no final da manhã desta segunda-feira (25), no Jardim Liberdade, em Rondonópolis-MT, um homem de 27 anos suspeito de...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Operação prende dez condutores embriagados na madrugada deste sábado (23)

Dez motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a operação Lei Seca, que ocorreu simultaneamente em dois pontos da Avenida das Torres, em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas