Renata Tumelero. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Nutricionista Renata Tumelero. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Ter uma alimentação saudável é fundamental para prevenção e tratamento de doenças respiratórias, que são comuns nesta época do ano, devido ao tempo seco. A nutricionista Renata Tumelero, explica, que uma alimentação equilibrada rica em nutrientes fitoquímicos (provenientes de vegetais), auxiliam na estabilidade das reações do corpo contribuindo para o fortalecimento do organismo.

“Sabemos que o tempo seco é um agravante principalmente para pessoas que apresentam os sintomas de doenças respiratórias, é importante, a hidratação, ” explica Tumelero.

A hidratação ajuda a proteger as mucosas, principalmente que, revestem órgãos como nariz e olhos, ajudando a impedir a entrada do vírus. A nutricionista sugere a ingestão principalmente de água e sucos naturais.

Para fortalecer as defesas do organismo, ela também indica o consumo de alguns alimentos ricos em nutrientes:alho

  1. Alho: é um excelente antibiótico natural, expectorante e anti-inflamatório. Deve ser consumido cru ou levemente cozido.
  2. Própolis: antibiótico antifúngicos. Fortalece a ação imunológica. Uso diário: 15 a 30 gotas.
  3. Açafrão: ação anti-inflamatória. Ajuda no tratamento principalmente da dor de garganta. Deve ser feito o gargarejo.
  4. Alimentos ricos em vitamina C, tais como limão, laranja, kiwi, abacaxi, acelora, maracujá, coentro, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
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A nutricionista Renata Tumelero, ainda separou duas receitas especiais, para ajudar no combate as doenças respiratórias.gengibre

Chá

Ingredientes: uma rodela de gengibre; um dente de alho; limão e mel. Modo de fazer: Cozinhar o gengibre em água por cinco minutos, em seguida adicionar o alho amassado e adoçar com o mel. Pode ser tomado 2 a 3 vezes ao dia.

Suco

Ingredientes: Abacaxi; uma rodela de gengibre; hortelã e água de coco. Bata tudo no liquidificador e tome durante o dia. Ajuda principalmente na congestão nasal.

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