Um homem de 55 anos, foi preso pela Polícia Judiciária Civil (PJC), por maus tratos ao pai, um idoso de 87 anos, na última quinta-feira (30), no município de Nova Canaã do Norte (localizado a cerca de 699 km de Cuiabá). O acusado, Dirceu Gerônimo da Silva, que possuía a tutela do pai, foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelos crimes previstos nos artigos 98 e 99, do Estatuto do Idoso.

Segundo informações da Polícia, a prisão ocorreu após denúncia anônima de que o idoso era  vítima de maus-tratos. Policiais foram até a casa onde residiam o acusado e o pai e  constataram que o idoso estava vivendo em péssimas condições de saúde e higiene e que apesar do mesmo necessitar de cuidados especiais, ele vivia em situação de abandono por parte do filho.

Leia também:  Acusado de matar, carbonizar e deixar corpo de vítima em carrinho de bebê é preso

Dirceu foi autuado pelos crimes do Estatuto do Idoso, no artigo 98, onde consta que “abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado”. A pena de detenção de 6 meses a 3 anos e multa.

O acusado também responderá pelo artigo 99,  “expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado” e prevê pena de detenção de 2 meses a 1 ano e multa.

Após a prisão, segundo a PJC, o suspeito pagou fiança e foi liberado.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.