Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Saiba quais exames devem ser feitos antes de começar a correr
SAúDE E BEM-ESTAR

Saiba quais exames devem ser feitos antes de começar a correr

FONTE
VIA

forma física atividadeEntrar em forma e manter a saúde em dia é um desejo de grande parte dos brasileiros. E uma das maneiras de conseguir um resultado satisfatório e prazeroso é a corrida de rua. Mas antes de dar o pontapé inicial na atividade física que conta com mais de 6 milhões de adeptos no Brasil, é necessário passar por uma Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP).

“Nessa avaliação, o médico vai solicitar exames de acordo com a idade para verificar a possibilidade de presença de doenças e com a intensidade da atividade, variando desde lazer, passando por amador até profissional”, explica Luiz Augusto Lavalle, médico cardiologista do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR).

Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. “Hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR), exame de urina e exame parasitológico de fezes completam a lista”, detalha o especialista.

Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, são indicados para atletas ou pessoas com mais de 60 anos de idade. “Fora desse quadro, a necessidade de exames funcionais vai depender dos resultados da Avaliação Clínica Pré-Participação. Se houver alguma normalidade na APP, pode resultar em outros tipos de exames cardiológicos e não cardiológicos”, lembra Lavalle.

Atestado liberatório

O cardiologista do Hospital São Vicente – FUNEF salienta que ao final da avaliação o médico terá de fornecer ao paciente um atestado de aptidão ou liberatório para as corridas. Neste atestado, deverá constar o tipo de esporte para o qual a pessoa está apta de acordo com uma classificação específica que leva em conta a estática e a dinâmica da modalidade. “Não há nada que substitua a avaliação clínica inicial”, completa o médico.

Exames obrigatórios na Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP):

· Eletrocardiograma.
· Hemograma completo.
· Glicemia de jejum, ureia e creatinina.
· Lipidograma completo.
· Ácido úrico.
· Hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR).
· Exame de urina.
· Exame parasitológico de fezes.

Exames obrigatórios para pessoas acima de 60 anos ou atletas:

· Teste de esforço.
· Ecocardiograma de estresse;
· Cintilografia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas