Reunião na ACIR com mininstério do trabalho sobre a inclusao das pessoas com deficiencia nas empresas 01. Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Reunião na ACIR com ministério do trabalho sobre a inclusão das pessoas com deficiencia nas empresas – Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

A abertura da semana do ‘Dia D da Pessoa com Deficiência Física’ (PCD) aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) em Rondonópolis – MT. Empresários das maiores empresas da cidade foram notificados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a comparecerem em uma audiência em forma de conscientização sobre a contratação de PCDs. O ‘Dia D da Pessoa com Deficiência Física’ acontece na sexta-feira (25).

“A audiência serve para mobilizar e sensibilizar os empresários para o cumprimento da lei de inclusão de PCDs nas empresas da cidade” explica a Coordenadora de Ações Integradas de Cidadania, Mara Oliveira.

Mariana Casagranda. Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Mariana Casagranda. Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

A Procuradora e doutora Mariana Casagranda ressalta que é importante que todos tenham a consciência de que trata-se de uma obrigatoriedade legal. “É preciso ter a responsabilidade da adequação dessas pessoas no mercado de trabalho. O empresário também precisa se conscientizar que não é o portador de necessidades que deve se adaptar a empresa, e sim a empresa se adaptar as pessoas com deficiências. Não é uma opção, é uma responsabilidade que pode acarretar em multas” pontua a procuradora.

Leia também:  Dia das Crianças movimenta comércio em Rondonópolis

Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho, Dalmir Vaz da Silva, em Rondonópolis as maiores

Dalmir Vaz da Silva. Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Dalmir Vaz da Silva Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

reclamações dos empresários é pela falta de PCD para contratação. “Muitos empresários entram em contato com a gente alegando não ter PCD para contratação. Acontece que muitos PCDs preferem não trabalhar por já receberem um salário fixo. O que precisa é da empresa valorizar mais os portadores, e pagar além salário comercial” conclui.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.