Adilton Sachetti enfrenta Zé Carlos do Pátio - Foto: arquivo AGORA MT
Zé Carlos do Pátio enfrenta Adilton Sachetti – Foto: arquivo AGORA MT

Acontece amanhã (1) a 2ª edição do Confronto de Ideias entre o deputado federal Adilton Sachetti (PSB) e o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SDD), que vão discutir as bases da economia e da sociedade mato-grossense. A edição será transmitida ao vivo pela TV Band Mato Grosso (canal 12) e pelo site AGORA MT, às 19h30.

O confronto tem como objetivo trazer representantes da sociedade mato-grossense, com visões opostas sobre um determinado tema, para que possam mostrar seus principais argumentos.

De um lado estará o deputado federal Adilton Sachetti que é um grande produtor rural em Mato Grosso e que já ocupou cargos de direção em entidades como a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), entre outras.

Leia também:  Famílias de 10 municípios recebem cartão Pró-Família

Do outro lado, o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SDD), parlamentar historicamente ligado aos movimentos sociais e defensor de uma distribuição de renda melhor em Mato Grosso. Na avaliação de Zé Carlos, o Estado é rico, mas o povo é pobre.

SOBRE O CONFRONTO

Nos últimos anos o Estado se tornou conhecido internacionalmente pela força de sua agricultura. Maior produtor de grãos do Brasil, Mato Grosso foi responsável por alavancar o país à condição potência na produção de soja, ultrapassando os Estados Unidos.

A força do agronegócio, como se convencionou chamar esse tipo de atividade, com certeza trouxe benefícios para Mato Grosso e para o Brasil.

BENEFÍCIOS

Alguns segmentos da sociedade defendem que a agricultura de larga escala beneficiou a todos, trazendo emprego e renda.  Por outro lado, outros alegam que esse tipo de atividade rural somente traz benefícios aos grandes produtores, relegando aos pequenos um papel secundário e de dificuldades.

Leia também:  Juiz condena o Estado a pagar R$ 20 mil a homem que ficou dois dias preso ilegalmente na Capital

O assunto é polêmico e servirá como pano de fundo para a segunda edição do Confronto de Ideias.

O Confronto de Ideias é uma iniciativa do Instituto mato-grossense de altos estudos (IMAE) e do Instituto Mark. Além disso, ganhou força por meio de um grupo do aplicativo WhatsApp, intitulado “GW 100+”, formado por políticos, jornalistas, cientistas políticos, empresários e demais formadores de opinião de Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.