Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (28), na Secretaria Municipal de Saúde, ficaram definidos os primeiros preparativos para a Campanha de Cadastro de Medula Óssea, que acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, com lançamento oficial às 8h desta quinta-feira (1), no Auditório do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas.

Os representantes das iniciativas privada e pública reuniram-se na sala da secretária Marildes Ferreira para dividirem funções e organizarem o cronograma de trabalho. Com os detalhes definidos, foi marcado o lançamento oficial da campanha para a quinta-feira desta semana, com a presença de autoridades, imprensa e parceiros da Secretaria.

A Campanha de Cadastro de Medula Óssea é uma parceria da Secretaria de Saúde com o MT Hemocentro, Banco de Sangue credenciado pelo Governo Federal, em Cuiabá. Marildes explica que o cadastro é feito por meio do preenchimento de uma ficha e da doação de uma amostra de sangue, não havendo nenhum outro tipo de intervenção médica durante o procedimento. “Se o doador se mostrar compatível com algum paciente que necessite de transplante, ele poderá realizar a doação de medula óssea e salvar uma vida, mas isso somente após análise laboratorial, que não é realizada durante a campanha. Nossa campanha é pelo cadastramento”, esclarece a secretária.

Leia também:  Alunos de medicina da UFMT protestam pela falta de professores no curso

Para realizar o cadastro e fazer parte da lista de possíveis doadores, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue, comparecer ao Ceadas com documento pessoal com foto, preencher a ficha cadastral e realizar a doação de apenas 5ml de sangue. Após a doação, a ficha cadastral e a amostra serão encaminhadas para o MT Hemocentro.

Tire suas dúvidas e saiba mais sobre a campanha nas redes sociais do grupo ‘Compartilhe Medula Óssea’, que colabora com a Secretaria e o Hemocentro na organização do evento. No Facebook e Twitter, use a hashtag #CompartilheMedulaOssea. No Instagram, siga a conta @compartilhemedulaossea.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.