Exercícios aeróbicos costumam ser os mais indicados para quem pretende emagrecer, tonificar os músculos e ainda manter a saúde em dia. Por ser bastante simples, não exigir equipamentos e poder ser realizada dentro ou fora da academia, a corrida surge como uma opção ideal. Engana-se, no entanto, que basta vestir um par de tênis e, de um dia para o outro, sair correndo pelas ruas. Conheça conselhos para você começar a correr hoje e conquistar um corpo durinho:

1. Antes de mais nada, você precisa fazer uma avaliação médica. Realize um check-up completo com seu médico para evitar problemas de saúde e tornar a prática do esporte segura.

2. Para evitar a preguiça e se sentir motivada, escolha um local atrativo para treinar. Procure formar grupos de amigos corredores, faça a atividade ouvindo músicas estimulantes e trace objetivos.esporte atividade física caminhada

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3. Faça aquecimento e alongamento 30 minutos antes da corrida.

4. Procure se alimentar duas horas antes de correr para que o organismo tenha tempo de realizar todo o processo de digestão.

5. Aposte em um carboidrato de boa qualidade antes da corrida. Isso vai ajudar a aumentar o pico glicêmico do organismo, enchendo a musculatura de combustível para a atividade.calor agua

6. Beba bastante água antes, durante e depois da corrida.

7. Aposte em um bom tênis específico para corrida e use roupas leves e confortáveis que não limitem seus movimentos e atrapalhem sua atividade.

8. Em dias de sol, caso você realize corrida ao ar livre, use sempre protetor solar.

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Foto:Getty Images
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9. Respeite os limites e condições de seu corpo e evite exagerar na velocidade e na distância se você é uma corredora iniciante. Você pode acabar se lesionando e provocando complicações.

10. Para criar resistência, comece com caminhadas, passe aos trotes, que são corridas leves, mas com passadas mais curtas, até finalmente iniciar corridas de curtas distâncias.

11. Controlar a os batimentos cardíacos é uma das formas mais eficientes para emagrecer com corrida. Para conhecer sua frequência cardíaca máxima, faça a conta: 220 – idade. Por exemplo, o coração de uma mulher de 20 anos pode chegar a 200 batimentos por minuto.

12. Preste atenção à postura na hora do treino. Mantenha sempre o tronco ereto, olhando para o horizonte e deixando os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. A postura correta aumenta a desempenho e evita lesões.

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