Agora MT Mundo Policiais acusados de matar negro em Baltimore vão à primeira audiência
PRIMEIRA AUDIêNCIA

Policiais acusados de matar negro em Baltimore vão à primeira audiência

Da redação com g1
VIA

A polícia americana precisou intervir nesta quarta-feira (2) em frente a um tribunal de Baltimore, onde ocorreu a primeira audiência penal dos seis policiais acusados da morte de um jovem negro em abril, um episódio que gerou violentos distúrbios nesta cidade do leste dos Estados Unidos.

Uma pessoa foi detida, indicou a polícia local em sua conta no Twitter. As autoridades pediram aos outros “50 a 75” manifestantes que “permaneçam na calçada” e não dificultem a circulação.
Esta audiência preliminar, que ocorre cinco meses após a brutal morte de Freddie Gray, permitirá ao juiz examinar os recursos apresentados pelos advogados dos policiais referentes às acusações apresentadas contra eles.

O processo propriamente dito dos seis policiais, três brancos e três negros, terá início no próximo mês.

Freddie Gray foi vítima de um ferimento grave nas vértebras cervicais no dia 12 de abril durante sua transferência em um furgão policial em Baltimore. Faleceu uma semana depois de sua violenta detenção.

Esta prisão foi classificada como homicídio pela procuradora do estado de Maryland. A morte do jovem desencadeou uma onda de manifestações, às vezes violentas, que denunciaram o racismo e as brutalidades policiais.

Um júri popular manteve todas as acusações contra os policiais, entre elas uma de assassinato e quatro de homicídio culposo, e acrescentou a cada um dos agentes a acusação de “colocar em risco a vida de outros”.

O caso de Freddie Gray se somou a outros similares de brutalidade policial que custaram a vida de outros jovens negros desde o verão de 2014, o primeiro dos quais foi Michael Brown em Ferguson (Missouri, centro).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas