Foto: assessoria
Foto: assessoria

Aconteceu na manhã desta terça-feira (22), o encontro entre o prefeito Percival Muniz e um grupo de integrantes da Associação de Surdos e Mudos em Rondonópolis. A visita serviu para a Associação agradecer ao prefeito pela nova sede, doada pelo poder público, pela subvenção que a prefeitura realiza mensalmente para custeio de gastos do dia a dia, e também para chamar a atenção à inclusão e acessibilidade de surdos e mudos na comunidade.

Os representantes pediram ao prefeito um intérprete para dar suporte na Associação, pois eles têm muitas dificuldades para atender as pessoas que chegam até o local e também para ficar disponível quando eles precisarem ir aos médicos, bancos e outros locais.

“Foi-nos solicitado também um veículo para que eles possam realizar o transporte de forma mais cômoda, e isso eu vou buscar através de uma parceria com alguma outra instituição. São aproximadamente oito mil surdos e mudos em nossa cidade, uma parcela muito importante da nossa população, que precisa de um carinho e do apoio do poder público”, disse o prefeito.

Leia também:  PRF recupera camionete roubada em Rondonópolis

Para o vice-presidente do Sindicato das intérpretes de Mato Grosso, Genival Pio de Lima, deveria haver dentro dos concursos públicos municipais o cargo para intérprete. “Nós somos o elo de comunicação para a criança, adolescente e o idoso surdo. Dentro da grade curricular não temos essa função, nós somos contratados como professores, mas não como profissionais intérpretes de libras. A resposta que o prefeito nos deu foi muito positiva, nos tratando de imediato com carinho, comunicando que vai rever dentro das normativas do edital a função do intérprete”, comemorou Genival.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.