A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alerta aos moradores que este período de seca é fundamental para o controle do caramujo, que infesta algumas regiões da cidade na época de chuvas. Agora é a época de se fazer limpeza nos quintais e evitar o acúmulo de entulhos.

O chefe da Vigilância Epidemiológica no Município, Edgar Prates, explica que é importante que os moradores retirem todo tipo de entulho dos quintais, como restos de tijolos, telhas, madeiras, entre outros, pois são nestes espaços que os caramujos se reproduzem.

“Com a retirada dos entulhos neste período de seca evita-se que os ovos dos caramujos venham a eclodir, ajudando assim a controlar a proliferação do mesmo que acontece posteriormente durante a época de chuvas”, destaca Edgar.

Leia também:  MPT fiscalizará eleições sindicais em Rondonópolis e Barra do Garças

Também é importante manter árvores podadas, pois os caramujos têm preferência por áreas que estejam na sombra e com umidade. Com estas medidas, a Secretaria espera que haja uma menor incidência do caramujo na próxima estação das chuvas.

Já, no caso da existência do caramujo, uma das orientações é jogar sal sobre ele e depois que este desidratar e morrer o morador deve proteger as mãos para recolhê-lo. A recomendação é que se use luvas ou mesmo um saco plástico nas mãos.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.