Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Brasil conquistou as primeiras medalhas de ouro nos 6º Jogos Mundiais Militares disputados na Coreia. O judô masculino e feminino ficaram com o ouro na disputa por equipes. Com o resultado, o Brasil largou na frente e está em primeiro lugar com duas medalhas de ouro.

No feminino, a equipe formada pelas judocas Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela e Rochele Jesus Nunes, apesar de ter começado a disputa perdendo para a Rússia (3 a 2), conseguiu dar a volta por cima e terminou no topo do pódio, após vencer as equipes da Mongólia, do Quênia, da China e Polônia. Na final, a equipe brasileira venceu as polonesas por 5 a 0.

“Depois do baque inicial, foi uma vitória da superação, fruto do empenho de cada uma das atletas. Temos boas perspectivas também de brigar por medalhas no individual”, complementa o técnico da seleção tenente Maicon Maia.

Leia também:  Reway estará em jogo das eliminatórias da Copa do Mundo

O masculino conseguiu repetir a primeira colocação nos jogos de 2011 no Rio de Janeiro. A prata ficou com a equipe da Mongólia e o bronze com a Coreia, dona da casa.

Na fase eliminatória, a equipe brasileira derrotou a equipe chilena. Em 47 segundos, o judoca Walter Costa dos Santos fechou a primeira rodada com ippon sobre o chileno Alejandro Huaman. Em seguida o Brasil passou com facilidade pelo Azerbaidjão.

mundial de judôNa semifinal, quem ficou para trás foram os donos da casa. Na disputa pelo ouro, quatro dos cinco judocas brasileiros competiram. Leandro Guilheiro sofreu uma lesão e não pode participar. Mesmo assim, o Brasil ganhou de 4X1. “É uma enorme emoção. Somos bicampeões por equipe”, comemorou o judoca Leandro Leme da Cunha.

Leia também:  União faz neste sábado primeiro jogo da final do sub-19

Técnico da equipe masculina de judô, Rafael Pereira Bezerra gostou do desempenho de sua equipe nos tatames. “Estou muito satisfeito com o resultado. A palavra é ‘superação’. Mesmo com um judoca a menos na equipe e com adversários difíceis, conseguimos o ouro”, disse.

Promovido a cada quatro anos, os Jogos Mundiais Militares tiveram sua primeira edição em 1995, em Roma. Atualmente a competição abrange 24 modalidades esportivas.

A sexta edição dos jogos vai até domingo que vem em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon. Ontem (2) foi realizada a cerimônia de abertura. Ao todo, sete mil competidores de 110 países participam da competição.

Leia também:  Apresentador passa mal "ao vivo" em Lucas do Rio Verde
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.