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QUE BELEZA!

Com muita vitamina C, que tem ação antioxidante, “a verdura previne doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar na formação de colágeno, importante para a elasticidade da pele”, diz a nutricionista Priscila Teles.

ALÔ, MAMÃE!

Por ser fonte de ácido fólico, o vegetal é bom para gestantes. “Esse nutriente é importante para a prevenção de problemas no tubo neural (sistema nervoso) da criança”, diz Priscila.

NO PRATO

Num cardápio variado, inclua a couve-flor entre as três porções de legumes e vegetais recomendadas ao dia. “Consumir cerca de 4 col. (sopa) já garante os benefícios”, diz Jaqueline.

AMIGA DA BALANÇA

“Além de conter fibras, que melhoram a saciedade, tem pouquíssimas calorias: cerca de 25 calorias a cada 100 gramas”, diz a nutricionista Jaqueline Fagundes.

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PREPARO IDEAL

Ela pode ser consumida crua ou feita no vapor – as melhores maneiras! –, cozida rapidamente em água ou refogada com legumes. “O talo e as folhas ficam ótimos em sopas”, diz Jaqueline.

ATENÇÃO!

Quem tem problemas renais deve moderar o consumo. “Na insuficiência renal, é preciso controlar a ingestão de alguns componentes, como o fósforo e a potássio, presentes na couve-flor”, alerta Jaqueline. Consulte um médico.

Forte aliada na guerra contra o câncer!

A couve-flor pertence ao grupo dos vegetais crucíferos. Segundo a nutricionista Priscila, o consumo desses vegetais vem sendo associado à prevenção de câncer de mama, útero, próstata, intestino, pulmão, laringe e bexiga. “Eles possuem glicosinatos, que induzem a inibição da atividade de substâncias que causam essas doenças. Além disso, contêm fibras (que reduzem o risco de câncer de intestino) e vitamina C (que tem ação antioxidante).”

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